Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

12 maio 2010

Lost - 6x15 - Across the Sea


[com spoilers]

Desde a primeira cena da primeira temporada de Lost e todos os acontecimentos que vieram a seguir, fomos apresentados à uma história involvente, inteligente e criativa. Ao que parecia ser uma simples história de um acidente aéreo, se tornou uma grande aventura explorando e condensando assuntos diversos de forma ousada e instigadora. Personagens se mostravam repletos de nuances e camadas que nos proporcionavam um prazer especial em desvendar. E foi assim, ano após ano, temporada após temporada, inovando, se renovando e sempre nos surpreendendo que a série conquistou tal status.

Entretanto ao chegarmos no último capítulo dessa jornada nos deparamos com um notável e incontestável definhamento da mitologia e magia que cercava a série. Os personagens que acompanhamos por anos, que aprendemos a amar/odiar e que torcemos dão lugar a outros novos, recém chegados, que simplesmente querem dizer que são os donos dessa história. Desculpa, mas não são.

Nos primeiros minutos de Across the Sea imediatamente me veio à mente a falta de importância que essa temporada possui à série. Entendo que pode soar precipitado (mesmo faltando dois episódios pro series finale) apontar isso sem ter visto o final da história, mas desculpa, eu não consigo ver como tudo isso é relevante ao que vinhamos assistindo antes. Pode me chamar de burro, idiota e até de que "não sei" assistir Lost, mas pra mim, tudo isso ai que está sendo contado não me envolve.

Um grande flashback pra contar a origem do Jacob e do Homem de Preto? Beleza, mas eu não me importo com esses dois. Sério, eu não ligo pra história deles, não me interessa saber quem eles são. Pra mim, Jack, Sawyer, Kate, Locke, Sayd e cia. são muito mais importantes! E isso se reflete na minha apatia ao ver todo o episódio. Sabe quando eu realmente me empolguei? No momento do flashback da primeira temporada. Só.

Fora essa peça que não se encaixa muito bem no quebra-cabeças, sinto que os produtores ficaram preguiçosos. Nas primeiras temporadas, qualquer descoberta era um evento com cenas super bem conduzidas, envolventes e emocionantes. Eu desafio qualquer um a me mostrar alguma cena dessa temporada que esteja no mesmo nível. Um exemplo? Veja o momento em que o Homem de Preto é jogado na gruta e volta como o Monstro da Fumaça. A revelação da origem de um dos maiories mistérios da série é mostrado de forma porca e desleixada. Ok, você pode me dizer "mas nós já sabemos que ele é a Fumaça!" e eu te digo, sim já sabemos o que ele é, mas você sabia como ele "nasceu"? Não, né? Então pronto.

*

Damon Lindefof e Carlton Cuse, os senhores sempre disseram que os esqueletos na caverna seriam a prova de que vocês sabiam o que estavam fazendo e pra onde estavam indo. Na boa, não me convenceu. Definitivamente poderia ter sido qualquer coisa!

*

Pra que essa palhaçada em torno do nome do Homem de Preto? Quando for revelado (se for) nem vai mais ter graça.

*

Não me interesso por toda essa história do Jacob, não ligo pro Monstro da Fumaça e não to nem ai para o Charles Widmore; eu quero saber dos meus personagens, aqueles que me importo, aqueles que assim como nós sobreviveram até aqui...

30 comentários:

DrTeflon disse...

Esse episódio poderia ter sido resumido em algo em torno de 20 min, sobraria 20 min para mostrarem algo decente. =P

Unknown disse...

Sinceramente, Ricardo, eu não entendo o que você gosta na série. Porque essa temporada inteira foi alvo de reclamação de grande parte dos fãs, porque tava se focando nos PERSONAGENS e não na MITOLOGIA.

Aí eu sempre vi você reclamando aqui também, falando que a série tá bem pior e tal, etc etc...

Mas os próprios produtores falaram que a sexta temporada é sobre os personagens! Sim, tiveram DOIS episódios centrados somente na mitologia, mas só! O resto foi sobre os acontecimentos envolvendo os protagonistas!!

Então diz aí... Você só não gostou desse epi (e de 'Ab Aeterno'), ou não gostou da temporada inteira? D:

Não leve como ofensa, por favor, mas é que me deixou confuso agora xD

Obs: Porém, eu concordo com o último paragrafo que escreveu, eu acho que os mistérios revelados deviam ter sido feitos com mais carinho e dedicação.

JP disse...

Como é que é??? Esse episódio foi SENSACIONAL!!!! Amigo, os personagens que você gosta, desde a 1ª temporada, foram INFLUENCIADOS pelo Jacob. Isso ficou bastante claro quando o "de preto" fala: Jacob, em breve, você será dono do seu próprio jogo e você fará suas próprias regras. Caramba! Você não viu no que isso foi parar? Não notou como as vidas de várias pessoas foram alteradas? Sinceramente, a gente já tem um Cláudia Croitor, que em cada crítica parece minha ia velha! A gente não precisa de um "tio velho" também, né?

ricardorente disse...

@Anônimo e @JP

Quando me refiro a "personagens" estou falando de Jack, Kate, Sawyer e cia., os sobreviventes, aqueles que estava lá no episódio piloto. Pra mim essa temporada está muito longe de ser centrada sobre eles. Na verdade o que estamos vendo é a luta de dois caras que apareceram no season finale da quinta temporada, aos 45m do segundo tempo, querendo roubar a cena. Me irrita pensar que todas as ações dos sobreviventes haviam sido "friamente calculadas" por Jacob ou MIB e que eles não tiveram nenhum controle sobre nada.

Espero que no final a série me mostra que sim, os sobreviventes, os personagens que gostamos serão aqueles que farão a diferença, e que as ações deles não podem ser controladas por uma entidade.

JP disse...

Porque que isso "te irrita"? Afinal, quantas e quantas vezes ELES próprios (Jack, Kate, Sawyer, etc) não refletiram que eles não passariam de pequenas peças em um tabuleiro gigante? Até mesmo Desmond já disse isso para eles. Agora, sobre eles terem controle, sim, eles tem sim! Chama-se Livre Arbítrio. Por isso que Jacob não pode chegar no Jack e dizer "faça isso assim, etc. e tal". Não. Não pode. Mas pode encaminhar Jack para que ELE MESMO descubra. Por isso que o falso Locke não pode ele mesmo explodir o submarino. Não. Não pode. Mas pode inserir um bomba e esperar o pau comer dentro do submarino. Enfim, tal qual como na vida real, é você quem toma as escolha e ter quem arcar com elas mas é bom ficar ligado porque alguém pode querer que você vá para um lado ou para o outro.

Unknown disse...

eu acho que ainda temos chance de ver a importância desse episódio dependendo muito dos acontecimentos dos episódios posteriores...
Eu não vou mentir, gostei de saber sobre Jacob e o cara-que-eles-não-querem-nomear. Achava que eles fossem seres que haviam sido criados junto com a ilha.
Ainda tenho esperanças de um bom final para esta historia fascinante que acompanho desde a primeira temporada.
outra coisa... O cara quer focar nos personagens e jacob e o "outro" são personagens também se ele não falasse da origem destes, estaria incompleto....

Bel disse...

"Na verdade o que estamos vendo é a luta de dois caras que apareceram no season finale da quinta temporada"

Esse "dois caras" são a razão para os seus personagens favoritos, estarem onde estão! Eles são a resposta para tudo que aconteceu nas 5 temporadas anteriores!
Sem "os dois caras", a vida dos personagens não seria a mesma, então, falando com todo respeito, se você gostaria de uma serie que só focasse nos personagens principais, então essa serie não é lost, desculpa você só ter descoberto agora =///

@diegoivan1982 disse...

No final o MIB sacará o óculos fundo de garrafa do bolso, vai olhar para a câmera e gritar.... Meu nome é Enéas!!!!!!!!!!!!!!!

Racca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luiz disse...

Concordo com seu post. Do que adiantou então, Locke ficar que nem doido pra abrir a escotilha? Do que adiantou Charles Wildmore? Do que adiantou o cargueiro? Do que adiantou, sei la, tudo? Poxa, e se, do nada, o Monstro de Fumaça mata todos os personagens importantes (Jack, Hurley, Kate, Sawyer, etc), e diz: "Oh, eu planejei tudo isso, Jacob", e ai?

Se eles são os donos da história, e podem fazer o que quiserem, o monstro de fumaça pode se cansar de fazer planos mirabolantes e matar todas as peças do tabuleiro e todos os fãs terão de aceitar, porque assim já estava escrito? Não, eu não aceito. Eu quero ver o Hurley andando de kombe de novo, e não uma mistura mal-feita de "A Lagoa Azul" com "Fantasia".

E, sobre esse comentário aí em cima, desculpa, mas todas as pessoas do mundo dizem que "The Constant" é uma maravilha, um colosso e etc. e, o que Jacob teve a ver com isso? Nada Pois é. O que Jacob teve a ver com "Deus Ex Machina"? Nada. O que Jacob teve a ver com "Through the Looking Glass"? Nada. Pois é. 5 temporadas jogadas ao vento.

. disse...

Acho que foi um episódio lento e que se mesclasse com eventos do "presente" teria sido mais interessante, porque poderia fazer um paralelo com acontecimento na ilha.

Mas dizer que não é importante, quando esse episódio conta a origem de tudo o que acontece? XILIQUE.

Quer ver o Hurley na kombi? Compra os DVDS xiliquento.

Todo mundo tinha uma expectativa dos infernos quanto as respostas, mas desde a segunda temporada todos ja sabiam que seria nesse estilo, e os mesmo sempre comentavam que preferiam assim mesmo, agora só porque não entenderam um parte da trama dão xilique, ah vá, assiste de novo e tenta prestar atenção que talvez dê pra entender.

e só pra saber, o monstro da fumaça não é o irmão do jacob, apenas foi libertado quando o jacob jogou ele lá e que usou a aparência dele pela forte ligação que foi mata-lo e que mantem o mesmo desejo que sair da ilha que ele pois absorveu seus pensamentos quando o matou pelo fato dele ter sido um dos primeiros se não o priemrio a ser morto por ele.

Unknown disse...

Cara discordo completamente em dizer que esse episodio seria desnecessario. Para mim ele é mais do que necessario. Podemos dizer que o fato de só termos apenas um paralelo entre o que aconteceu com Jacob e o irmao e os personagens principais podem ter deixado os fãs um pouco irritados por termos menos dramaticidade no episdio. Sair de um puta episódio como foi o anterior onde mostrava a morte de 3 dos principais personagens para entrar num episodio quase sem emoção realmente dão um freio nas expectativas dos fãs em relação à serie. Porém achei mais do que necessario termos as explicações abordadas nele. porém acho que ainda faz surgir mais duvidas em relação a origem da ilha e de seus habitantes Pré-Jacob e MIB. Aonde isso tudo vai chegar eu nao sei. Só sei q pra mim Jack substitui Jacob e Locke permanece na ilha como substituto do MIB, o resto dos personagens pra mim morre. A forma como vai passar tudo isso no seriado só Deus e os produtores sabem.

Unknown disse...

@Andrei

Você é o dono da verdade? :o
Calma, não to falando isso pra ofender não, mas é só pra você ver que não é uma boa idéia sair falando isso...

VOCÊ entendeu que o Smoke Monster não é o irmão de Jacob, mas pra muitas pessoas (como pra mim também) não tem nada MAIS CLARO que o MiB = Smoke Monster!

Seu corpo morreu, mas seu espírito e vontade continuaram vivos na forma de Smoke Monster!

Do contrário, todo aquele papo de ser jogado na luz ser pior que a morte, não faria sentido, já que MiB morreu e fim. Logo, MiB = Smoke Monster!

E como não temos certeza disso ainda, não podemos dizer que nenhum dos dois está certo ou errado.

Ok? :D

Rakel disse...

Pensando sobre os esqueletos, td bem q se conservam por decadas, mas eles estavam bem e ate o saco com as pedrinhas, tavam boas ainda neh...?
Pq quando foi q eles nasceram? Quantos anos fazem? Pelo q mostram devem ser muitos e muitos...

E os esqueletos podia ser qualquer um... Pelo menos eu acho, preferia Rose e Bernard como Adão e Eva...

luiz disse...

@Andrei

Eu entendi o episódio. Só achei um lixo. Prefiro muito mais ver DVD's do Hurley dirigindo a kombi do que ver de novo o poço mágico do desenho "Fantasia" ser a solução mais besta de qualquer coisa em "Lost".

. disse...

Opa... Desculpa se pareceu agreção, foi mal.

Sim, Lost é uma série que mostra os aspectos humanos da personalidade de cada personagen, mas não da pra esquecer do fato que a série ainda se passa em uma ilha com poderes magicos com pessoas perseguidas por um monstro de fumaça, soluções magicas alá "Fantasia" são inevitaveis.

Dizer que foi um episódio jogado no lixo com um trama que podia ter 20 minutos é bobo, porque se isso fosse feito, todo mundo reclamaria de "pontas soltas", mas concordo que poderia ser um episódio melhor e mais emocionante, mas o fato de não ser não o torna irrelevante.

De novo, desculpa se pareceu agressão, Lost é uma série de TV, uma série de TV foda mas é só isso, uma série de TV.

ricardorente disse...

Apesar desse papo de carverna com luz dourada ter sido meio tosco tal, vcs lembram que essa mesma luz já tinha aparecido no season finale da segunda temporada? No momento que o Desmond vai girar a chave para liberar a energia que estava sobrecarregando na escotilha, ele vai até um compartimento onde libera essa mesma luz dourada.

Anônimo disse...

sinceramente.. parei de ler no

"No momento do flashback da primeira temporada. Só."

Porque essa ÚNICA parte que te empolgou do episódio foi a PIOR parte.
Me irrita essa interpretação que a audiência é burra. PRECISAVA mostrar os caras na caverna encontrando "adão e eva"? precisava disso?
o telespectador de LOST não ia descobrir? mesmo?
O ponto alto do episódio para ti demonstra o justo oposto, como a série percisa apelar para momentos idiotas para cativar uma audiência massificada e burra.

E veja bem, eu adoraria que a audiência de lost fosse massificada.. mas não ignorante.

Unknown disse...

@Andrei

Tá de boa cara, e nem foi agressão não... É só que nunca é muito bom falar algo que você ACHA como se fosse aquilo COM CERTEZA, entende? Fica parecendo que você tá impondo aquela verdade, e não é isso que você quer, certo? xD

Só foi uma dica mesmo, porque é melhor previnir, falando com calma e expondo uma opinião, do que remediar depois de falar de uma maneira imperativa :D

Anônimo disse...

@spock

o episodio foi necessário porém foi fraco, esperava muito mais dele.

Particularmente creio que tenha sido um erro dos produtores relegarem os nossos losties a meros peoes, meros coadjuvantes de uma guerra muito maior.

O final pode ser excelente, o melhor de todas as séries já feitas.... porém a caminhada, a jornada (que sem pre foi defendida pelos fans de Lost - e por mim também. Muito mais interessante uma série com uma jornada excelente e um péssimo final do que uma jornada fraca e um ótimo final - sou fã de Arquivo X - ótima jornada, final fraco) esta fraca, ruim, lenta, cansativa.

Dani Dahrouge disse...

Na boa....acho melhor você assistir novela da Globo então...
lá você pode acompanhar somente o que acontece na vida dos personagens centrais, sem histórias mais envolventes e inteligentes como pano de fundo da trama.
Estava louca por esse episódio...e quero o próximo o quanto antes...
Abraço

Unknown disse...

Os episodios da mitologia sao os melhores, nao sei como voce pode discordar disso!!

A minha sensacao era totalmente diferente da sua, a cada novo segundo com jacob e o homem de preto, vinha um entendimento dos porques e isso que me deixa feliz!!

Obvio que adoro os personagens do inicio, mas sao esses novos da mitologia que explicam tudo, e' so saber interpretar!!

Sem duvidas sao esses os melhores episodios e a melhor e mais esclarecedora temporada, e nao pense que acabou a explicacao da fumaca, acredito que a os porques ainda virao no final.

Anônimo disse...

Ae galera ja pararam pra pensar no seguinte, a fumaça preta precisa de um corpo na ilha para ter a forma humana certo? Então vamos pensar no seguinte, por que ele deixaria o próprio corpo pra virar o pai do jack o o lock? Por que não sei se vcs lembram , mas o black smoke fez o Richard tentar matar o Jacob falando que ele era o diabo,e estava com o corpo do irmão do jacob certo? então quer dizer que o Richard também deve ser ums dos principais , por que ele estava na ilha desde o começo e até agora o Ben, o miles e o Richard não tentaram impedir que o lock pegasse o avião lembra? Eu acho que todos vcs na boa tem que assitir pelo menos a quinta e a sexta temp de novo, pra min ta quase tudo explicado e só o final ter 2 horas.

Unknown disse...

@Anônimo

Cara, nada que você falou fez sentido o.o'

Mas o MiB não usou o próprio corpo justamente pra influenciar os outros (Jack com o Christian, etc)... No caso do Locke, ele usou esse corpo porque ele tinha a confiança dos Outros, por ser líder deles, e de Richard, que poderia mostrar pra ele a localização de Jacob.

Caso ele usasse o próprio corpo, Richard iria reconhecê-lo e não iria apoiá-lo.

Unknown disse...

Across The Sea (Além do oceano) nos confirmou que Man in Black fará tudo o que preciso para sair da ilha. A principal justificativa, nós vimos nesse episódio. Desde que o fantasma de sua verdadeira mãe apareceu para o irmão de Jacob (o sem nome), ele tomou como objetivo de vida a sua saída da ilha de qualquer jeito. O irmão de Jacob era uma pessoa boa. Independente de tudo, ele queria o bem para sua falsa mãe e principalmente para Jacob. Após a segunda desilusão com sua falsa mãe ele decidiu acabar com a vida dela. (E quem não faria o mesmo?). O irmão de Jacob foi injustiçado. Essa é a verdade.



Por outro lado, a falsa mãe dos garotos agiu de forma impiedosa, mas não com razão, devido aos seus objetivos. Ela precisava achar uma pessoa para proteger a ilha. Vocês acham que foi um acidente o navio parar na ilha? Com certeza não foi acidente. De algum jeito que não sabemos, ela fez com que o navio parasse lá, da mesma forma que Jacob fez com que o Vôo 815 caísse na ilha. Da mesma forma que acho que não foi coincidência uma mulher grávida estar no navio.


A falsa mãe dos meninos estava à procura de uma pessoa para proteger a ilha, e ela fez de tudo para que isso acontecesse. Coisas terríveis realmente, mas acho que ela não podia fazer diferente, pois se tivesse agido de tal forma as conseqüências deveriam ser piores do que vimos.
Ela não deixou Man in Black sair da ilha. Deve ser pelo mesmo motivo que até hoje ele não pode sair, pois estaremos perdidos se isso acontecer, como disse Isabela (esposa de Richard).



Achei muito bom esse episódio. Trouxe-nos mais perguntas do que revelações, mas são perguntas que não tem muita importância em minha opinião, pois LOST é uma série de ficção e não baseada em fatos reais.

Gostei das respostas que apareceram. Ficou claro que aquela bebida que Jacob tomou o trouxe a eternidade da mesma forma de Richard Alpert, pois não vimos Jacob oferecer a ele, mas podemos deduzir.



Ficou de bom tamanho a explicação do mistério Adão e Eva. Não tenho nenhuma ressalva. Há quem diga que aquela época é muito, muito mais antiga do que os 50 anos que Jack disse que o cadáver estava lá. É um erro dos produtores? Acho que não, pois não devemos descartar que a ilha tem o dom da cura rápida além de outras coisas e não sabemos se isso influi nos cadáveres, apesar disso não ter relevância.



O monstro de fumaça surgiu após Jacob jogar seu irmão no túnel luminoso? Acho que não. Será mesmo que a falsa mãe de Jacob nunca entrou naquele lugar? Acho que não também.
Será que a falsa mãe deles teria capacidade de detonar toda aquela gente e ainda encher o fosso de terra? Isso pra mim é obra do monstro de fumaça. De que jeito?



Só saberemos nos últimos 160 minutos de LOST.



www.twitter.com/bloglosthome

Anônimo disse...

"involvente"? "Agreção"? Pelo amor, vão ler um pouco, aprender o português antes de tentar entender a série...escrever direito é fundamental, galera!

Unknown disse...

@Anônimo

Ser compreensivo também é fundamental, cara! São palavras que A MAIORIA das pessoas (leitoras ou não) tem dúvida na hora de escrever.

Então, por favor, seja compreensivo. Não lembrar como se escreve uma palavra ou outra não faz de ninguém mais ignorante e menos apto a entender a série.

Unknown disse...

é, realmente voce nao sabe ver lost, alias, nem sabe comentar sobre Lost, vergonha voce nos podcasts que vc tenta falar da serie, se nao entende,vai ver chaves, talvez vc entenda o porque ele vive um barril!

. disse...

Só pra saber, não estou afirmando que a minha teoria sobre o monstro da fumaça é a certa e que tenha uma errada.

Até porque pelo jeito que eles fizeram, provavelmente nunca saberemos com toda certeza como foi essa origem.

Tem gente que reclama que foi fantasia a luz magica e mais o que, mas essa era uma explicação de dois mil anos atras, hoje em dia o faraday poderia explicar de uma outra maneira, dizendo que aquela poderia ser uma fonte de anti-matéria ou o eletromagnestimo raro tanto falado na série, sei lá.

Mas fato é que eles nunca vão dar repostas exatas, dando sempre vazão a qual quer tipo de teoria que um fã possa ter, dando a um mistério varias repostas possiveis.

Unknown disse...

Incrível como pessoas COMPLETAMENTE IDIOTAS estão dando mais valor a pequenos erros do que o conteúdo da matéria.Se pegarmos qualquer jornal do Brasil e vasculharmos minuciosamente vamos encontrar erros também. Se faz melhor, passa o endereço do seu blog aê mané.