Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

26 abril 2010

Mudando a lista de melhores filmes de 2009

Vou ter que corrigir uma coisa que falei no Nerdstation #06 - Melhores de 2009. No programa, eu e Guilherme Costa pontuamos os melhores games, séries e filmes do ano passado e é justamente nessa última categoria que eu quero mudar o que falei. No programa eu digo que os três melhores filmes de 2009 são Watchmen, Avatar e Star Trek; porém terei que acrescentar um filme nesse Top 3 ai.

Finalmente assisti neste fim-de-semana o tão alardeado Distrito 9. É eu sei que devia ter visto antes, mas na época não rolou, faltou oportunidade, ficou complicado, etc. Antes tarde do que nunca! E é com muito prazer que digo que ENDOIDEI com o filme! Espetacular, fantástico, sensacional!

Distrito 9 apresenta de forma maestral uma história que a gente vive todo dia, mas que por justamente vivermos todo dia, já estamos mais do que "acostumados" com ela. Quando invertemos alguns pontos e trocamos alguns papéis percebemos o quão cruel, repugnante e mesquinha são certas atitudes do ser humano.

A proposta é a mesma que Avatar (aliás os dois filmes possuem um cerne narrativo quase idêntico) porém em Distrito 9 as coisas são muito mais viscerais, mais cruas, e claro, mais reais. Mocinhos e bandidos se misturam e fica muito difícil você escolher um lado e decidir quem tem razão nessa história; exatamente como acontece no nosso dia-a-dia.


Não vou me alongar muito, mas precisava comentar este filme fantástico. Me arrependendo de não ter feito um esforço maior para assistí-lo no cinema pois um longa tão bem feito como esse não se vê sempre por ai. Do plot até os efeitos especiais, Distrito 9 é impecável.

Os melhores filmes de 2009 pra mim agora ficam assim: 3º - Distrito 9, 2º - Avatar e 1º - Star Trek. E tenho dito!

5 comentários:

Pedro Henrique Couto disse...

Achei um filme divertido, mas MUITO amador. Repare como as cenas iniciais parecem ser intuitivas, sem roteiro. E não acho que, por usarem a narrativa de documentário, tenha sido mais real do que Avatar, achei bem chatinho, na verdade.

Mas, indo ao ponto, queria falar que o plot de Avatar é algo mais pertinente do que o Distrito 9. Preconceito racial, e de qualquer tipo, é algo que está na essência do ser humano e já foi retratado de forma muito melhor em outros filmes, além de eu não achar que esse filme em especial abra os olhos de alguém, mostrando o preconceito contra alienígenas, mas divago... sendo que Avatar mostra a invasão de uma civilização por outra, opa, não é esse o conflito de Guerra ao Terror? Mas, dessa vez, os invadidos são os mocinhos, ao contrário do Guerra ao Terror em que os invasores são glorificados.

Bom, mas concordo em parte com a sua lista. Avatar, pra mim, foi o evento do ano, acho que, em 2º, Star Trek está de bom tamanho, mas ficou faltando um Bastardos Inglórios, não é? Tenho um grande apreço por Watchmen, mas acho que Distrito 9 é, como Homem-Aranha 3, só impressão (assista de novo daqui uns dois anos).

ABS

Anônimo disse...

Distrito 9 é um verdadeiro insulto à inteligência. Acreditar que uma nave chegue no mundo e fique nas mãos de um país e, incrível, de um país pobre? Não existe um movimento mundial para "resolver" a questão, não existe tentativa de comunicação com um líder e, o pior, os alienígenas vivendo como animais, sendo de uma raça muito superior intelectualmente e tecnologicamente que a nossa? é de se acreditar que no meio daqueles bichos selvagens mostrados no filme agindo como bichos selvagens existiam médicos altamente qualificados, técnicos, cientistas e tudo mais? Porque, pelo filme, impossível. é uma tentativa amadora e juvenil de fazer um paralelo com a situação do apartheid, mas que falha miseravelmente por não conseguir ter a menor possibilidade de veracidade. Quem acredita que um milésimo da situação alienígena como mostrada no filme pode ser possível? Nem sendo muito nerd e fã de qualquer filme em que algo vôe para gostar dessa bela porcaria.

Carlos Goettenauer disse...

Os termos alegoria e metáfora devem passar longe do anônimo aí em cima...

Murilo Herik disse...

Distrito 9 genial. Mas está fora do meu top 2009.
1 - Bastardos Inglorios
2 - 500 Dias com Ela
3 - Avatar

Anonimo
"Acreditar que uma nave chegue no mundo e fique nas mãos de um país e, incrível, de um país pobre?"

Mas é ai que é o negocio inovador, ou voce prefere continuar a ver o Will Smith brigar com Alienigenas nos EUA ?

Mah disse...

Quantos alienígenas pousaram na terra que eu não estou sabendo? o.O

Pessoal aí falou cheio da experiência, "alienígenas não pousariam em tais e tais lugares, fariam isso e aquilo...", eu como não vi nenhum Alien aparecendo por aqui, fiquei MUITO feliz de ver de uma forma diferente isso, afinal, porque diabos só EUA importa para os aliens?

Eu adorei o filme, achei muito, mas MUITO mais original do que Avatar, que tirando a mistureba de vários filmes de forma inédita, é apenas efeito especial.

Ps: Avatar pra mim é o menino Aang :D