Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

27 abril 2010

Made in Japan #01 - Gantz

Uma das coisas que eu mais sinto falta aqui no blog são posts sobre Anime e Mangá. Muitos adoram, muitos odeiam, mas infelizmente minha fase otaku ficou pra trás e falar sobre esse assunto fica meio difícil pra mim.

Por isso chamei meu amigo Pato pra comentar tudo o que rola de mais legal nesse mundo aqui no blog. Aguardamos os comentários de vocês sobre essa nova coluna, ok? ;)

*


Por Pato

Olá a todos, eu sou o Pato (do Lago do Pato) e estou aqui para fazer um beta-test de uma nova coluna, o Pato Apresenta (se é que esse vai ser o nome... XD). Basicamente, (se der certo) toda semana haverá uma resenha novinha em folha sobre algum mangá que tenha saído no Brasil, ou
que simplesmente valha a pena procurar na web e ler.

Ou que seja tão ruim que mereça ser citado... XD

Pra começar, vamos tratar de um dos mais polêmicos, recentes e melhores mangás atualmente sendo lançados no Japão e no Brasil: Gantz.

Criado por Hiroya Oku e sendo editado pela Young Jump desde 2000 (e sendo editado aqui pela Panini), Gantz traz a história de Kei Kurono, um aluno medíocre do Ensino Médio, e Katou Masaru, seu amigo, quando ao aparentemente morrerem num acidente são transportados para uma sala com pessoas desconhecidas e uma grande esfera negra. De lá, são obrigados a entrar numa luta de vida ou morte contra alienígenas. Após a primeira missão, Kurono acha que tudo acabou, mas acaba descobrindo que é só o começo...

Talvez o que seja mais impactante do que a trama bizarra e surpreendente de Gantz é que ele é um mangá “gratuito”. Violência e nudez (com erotismo incluso, em algumas cenas) gratuitas, pra ser mais exato. Claro que a trama de Gantz é viciante, mas com certeza a primeira coisa que chama a atenção nesse mangá é que ele é extremamente pesado em sua representação, assim como os também famosos Berserk e Bastard!

Falando em trama, Gantz tem uma das mais intrigantes que eu já li. O próprio leitor só descobre o que está acontecendo junto com os personagens (principalmente Kurono e Masaru), e ele é sempre surpreendido pelo andamento da trama, o que prende o leitor a acompanhar sempre a trama pra ver no que vai dar... cada volume sempre termina no ápice! E quanto mais você lê, mais empolga, quase um vício.

Os personagens também são bem construídos, apesar de não ter sua vida pessoal muito detalhada. Claro que esses detalhes são só um “complemento” à trama principal (a caça aos aliens), mas talvez fosse interessante explorar mais a vida dos personagens fora do “jogo” do Gantz. Sobre os próprios personagens, falar deles acaba levantando spoilers... então é melhor nem comentar. XD

Gantz é simplesmente pura diversão. Em uma boa trama? Tem. Tem personagens legais? Tem. Mas sua maior vantagem é que ele é feito para divertir, e isso que é legal, sem aquela enrolações mega-épicas que a gente costuma ver em mangás e animes, admitindo que é extremamente gratuito. E em Gantz a sinceridade da produção acaba sendo a alma do negócio.

Com uma trama bem diferente do que você costuma ver por aí, ação e erotismo transbordando, aquela sensação de “QUERO MAIS!” ao fim de cada volume e o fator diversão lá no teto, Gantz é uma das melhores opções de mangá pra se ter na sua coleção.

*

Não deixe de comentar e enviar suas sugestões para territorionerd@gmail.com. ;)

1 comentários:

Unknown disse...

parabéns Pato! muito legal saber q agora o blog vai ter esse viés de anime e mangé mais uma vez explorado! é bom pq agora já tenho uma boa fonte dessa literatura com a qual não tenho contato há muito tempo!