Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

19 fevereiro 2009

24 Horas perdeu a graça?


[Sem spoilers]

Preciso desabafar um pouco então nada melhor do que usar esse blog aqui pra isso. O caso é que acabei de assistir o nono episódio da sétima temporada de 24 Horas e não sei o que pensar. Não gostei tanto assim e também não odiei. Simplesmente não fez muita diferença e isso é triste.

24 Horas foi a primeira série que eu acompanhei e com ela aprendi a gostar desse tipo de programa. Li alguma coisa na antiga revista Herói e achei interessante a idéia de uma série inteira se basear num único dia. Quando a primeira temporada estreou na Globo eu acompanhei religiosamente e a cada novo episódio eu ficava mais fã da série. Com o último capítulo, Jack segurando a Terry morta em seus braços, eu podia falar pra quem quisesse ouvir "24 HORAS É PHODA PRA CARALHO!!". A cada novo ano eu ficava mais doido com a série e Jack Bauer se tornou facilmente um dos meus maiores heróis.

Seis temporadas depois eu sinto que a coisa não é mais a mesma, nem comigo, nem com a série. O sétimo dia prometeu trazer ares novos a já cansada fórmula e de fato o fez. Mudou bastante coisa, tirou alguns personagens, deixou outros consagrados, mudou de cidade e ainda por cima acabou com a agência de contra-terrorismo que sempre esteve conosco. Foi bom? Sim foi, porque do jeito que tava não ia dar muito certo e a sexta temporada é prova disso.

Mesmo assim a série não é mais a mesma. Talvez o problema seja comigo, mas não consigo ver as aventuras de Jack Bauer com os mesmo olhos de antes. Acho que fiquei muito mais crítico depois que comecei a acompanhar outras séries, questionando um pouco mais cada coisa que aparece na tela. Claro que o Jack ainda é o Jack e as vezes um momento tedioso se torna uma explosão de adrenalina com um simples olhar mal encarado que ele dá pra alguém ou com alguma frase de efeito. Mesmo assim ainda tá faltando alguma coisa. A trama é interessante mas tá faltando um pouco mais de ritmo, alguma coisa surpreendente, sei lá, tá difícil de empolgar.

Pra não ser injusto, cabe citar aqui a maravilha técnica que tem sido cada episódio. Edição, fotografia, direção, trilha sonora, tudo está muito acima do nível das outras temporadas. Falta só o roteiro acompanhar esse nível e tudo estará perfeito.

Odeio falar isso de uma série que eu amo de paixão, mas 24 Horas já foi melhor.

5 comentários:

Petterson Lima disse...

Cara, por isso tenho dito...vai ver H-E-R-O-E-S!

Sério!

Anônimo disse...

Okay...
Dessa vez vc colocou de uma forma mais recional, mais sua.
Eu respeito, e até me atrevo a dizer que vc tá com certa razão!
...enfim: ao décimo episódio!

Anônimo disse...

não perdeu a graça....mas ta perdendo sim.

Vinício dos Santos disse...

eu sou um baita fã do 24 horas desde a primeira temporada na Globo, e entendo a sua crítica; eu acho que o problema é o seguinte:

a coisa mais legal do 24 horas não é o conceito de tempo real: é a coragem do roteiro. Quando se precisava matar um personagem importante e carismático para mostrar como o perigo era enorme, ele era morto. A quinta temporada é a melhor de todas por conta disso: mataram a Michelle e o Palmer em dez minutos! Por causa disso, mesmo que a gente saiba que Jack nunca vai morrer (pelo menos não no meio da série), não deixamos de acreditar que isso pode acontecer!

acho que a série perdeu um pouco dessa coragem, e também está com problemas para manter o nivel de surpresa num ponto legal; querendo ou não, em toda temporada existe um infiltrado na UCT, existe alguém tramando contra o presidente dentro do gabinete e por aí vai... acho que depois da quinta temporada, em que o presidente era o bandido, ficou dificil levar essas situações mais longe.

Paulo Cavalcante disse...

A PARA DE SHOW

VINTE QUATRO HORAS TA LOCO DEMAIS MUDOU TUDO O QUE TINHAMOS EM RELAÇÃO AS ULTIMAS

ACHO QUE VC TA MEIO EMO AI

E TBM PERDEU A OPORTUNIDADE DE FIKAR CALADO