Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

23 novembro 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1


Lá se vão nove anos desde que assisti Harry Potter e a Pedra Filosofal em VHS (!) e se naquela época, eu com então 14 anos e um censo crítico ainda em formação, já achei que o filme tinha alguma(s) coisa(s) errada(s), você já pode imaginar como foi a minha experiência com essa franquia ao longo dos anos.

Filme após filme, sempre aquele entusiasmo e expectativa com trailers, sempre aquela decepção, sempre aquele sentimento de vergonha alheia e pretenciosa sensação de que eu teria feito melhor. Tirando Prisioneiro de Azkaban e as evoluções na direção de arte, em nenhum momento fui surpreendido por qualquer filme de Harry Potter.

Já preparado, contive a minha excitação pelo trailer que é sempre empolgante pois sei que o filme seria mais uma porcaria. Eu estava errado.

É amigos, acredite se quiser, mas a primeira parte de Relíquias da Morte é bem bom; isso claro, para padrões de filmes Harry Potter. Pela primeira vez não fiquei irritado com as galhofadas que geralmente permeiam a produção e nem saí do cinema irritado. Claro que o filme possui os mesmo problemas de antes como falta de ritmo e diálogos que não fazem sentido, mas talvez por ser metade do livro original, eles acabaram sendo minimizados.

O difícil de julgar esse tipo de longa é que ele é baseado em uma história fechada escrita por outra pessoa e muitas vezes não há o que se fazer para melhorar algo que já não é tão bom assim. O sétimo livro demora a engregar e por isso esta primeira parte ficou arrastada, sem graça e até chata em alguns momentos. Pra piorar não há um grande gancho que puxe a segunda parte. Os produtores fizeram o melhor que puderam para dar “um fim” para o meio da história.

Tirando o elenco adulto que é sempre excelente e dispensa comentário, cabe falar um pouco sobre o trio principal, que segue sozinho boa parte do filme. Emma Watson soube dosar a sua atuação exagerada e algumas vezes caiu muito bem em algumas cenas. Rupert Grint é sem dúvida o melhor dos três; espontâneo e divertido sem ser forçado. Agora não dá pra aturar Daniel Radcliffe que é cada vez pior. O cara nunca conseguiu passar o carisma e energia necessários para Harry e dessa vez isso se torna mais evidente pois a história pede. O personagem não parece ter nenhuma personalidade, é tudo superficial, raso, não há força em sua interpretação.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 é só o meio do final da série e fico pensando o quão difícil deve ser pra uma pessoa que não leu os livros acompanhar a franquia e a trama do filme. Este é só uma preparação para o final. A parte 2 tem tudo para ser épico!

Ouça o Nerdstation sobre a franquia Harry Potter no cinema

3 comentários:

Fernando Barbosa disse...

Ainda não assisti o filme e tava com medo de entrar aqui, mas foi bom ler comentários sem spoiler (afinal, o história é a mesma do filme mesmo...). Eu gosto dos filmes da série, são bons cinema-pipoca e estão longe de serem as piores adaptações de livro. Mas o meu problema com os filmes parece que se manteve - Daniel Radcliffe. Putz, tudo bem que é legal manter o mesmo cara até o fim, mas o Daniel poderia ao menos se esforçar um pouco... Enfim, apesar da análise curta, bom texto!

Anônimo disse...

No final das contas eu não entendi se você gostou ou não do filme. Eu achei muito bom. É sem dúvidas até agora o mais fiel de todos os filmes e as galhofadas que iriam aparecer querendo a gente ou não estão bem medidas. Tem até fan service para os shippers de H/H, veja você. A animação do conto dos 3 irmãos é um absurdo de boa, e eu sou obrigada a discordar com o que você falou da atuação do trio principal. Concordo que o Daniel é o pior dos 3, mas acho que ele deu uma melhorada considerável de filme em filme. Beijo seu lindo!

J.J. disse...

Q surpresa hein!
Eu quase nao acreditei qnd o filme terminou. Tinha acabado de ver a melhor adaptação de HP at agora.

Para um fã dos livros, como eu, esse filme foi um presente. Uma dádiva.

To emocionado at agora. =]