Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

25 maio 2010

Lost - 6x17-18 - The End


[com spoilers]

Indignação e revolta podem definir bem o que senti ao fim da última cena do series finale de Lost. Fiquei tão chocado com toda a explicação do que era a realidade alternativa que fiquei de boca aberta, olhando aquela cena de todos na igreja sem acreditar, torcendo para que no último instante alguém fosse aparecer e dizer que tudo era um engano. Desculpe quem gostou mas, por favor, que LIXO esse negócio da outra realidade na verdade ser um super flashforward, um afterlife!

Vai ver eu sou burro demais e não entendi, mas vamos recapitular e ai vocês me corrigem se eu estiver enganado: os caras morrem em momentos distintos, vão juntos para uma espécie de purgatório onde vivem "vidas" em que eles seriam supostamente felizes e melhores. Nessa "nova vida" eles precisam relembrar e se reconectar com suas vidas terrenas para que assim consigam a iluminação e descansem em paz. Porque, no final, a única coisa da vida deles que importou foi o que eles viveram uns com os outros. Confere?

E para o que toda essa patacoada serviu? Para encher uma linguiça gigante e preencher metade de uma temporada, isso sim! Ou vai me dizer que eu saber que o pessoal se encontra depois no céu é mais relevante do que saber o destino deles em terra? Nos comentários de "Across the Sea" eu já havia comentado minha sensação de que essa temporada estava completamente deslocada do resto da série e esse series finale só reforçou isso. Essa sexta temporada e esse afterline não serviram pra nada!

Já as coisas na ilha foram bem interessantes até a parte que o Fake Locke morre. Aliás a luta deles na chuva, perto do desfiladeiro com a ilha desmoronando foi MUITO legal! De verdade. Mas foi só eu que achei que o MiB morreu fácil demais? Assim, o cara parecia ser o cão chupando manga e no final eu imaginava um combate épico pra caramba. Não foi exatamente o que eu esperava, mas também não foi ruim.

*

Não vou me alongar nesses comentários para deixar mais munição pro Nerdstation.

Enfim, me senti sacaneado com esse series finale. Fiquei tão puto com a explicação do afterlife que nem consegui me emocionar com aquela ceninha do final. Pra mim essa sexta temporada pode ser apagada da memória. Prefiro ficar com um final tipo Caverna do Dragão, com a Juliet lá apedrejando a bomba, logo de Lost em fundo branco, do que essa bagunça que se tornou a série. Uma pena.

*

Ouça agora o Nerdstation sobre o fim de Lost!

14 comentários:

. disse...

Devo dizer que entendi quase a mesma coisa com a unica diferença que eu acho que lá eles deviam na verdade se desligar das coisas que lhe atormentavam durante a vida, tipo assim alcançar o que mais desejava, assim ficariam livres para seguirem a diante.
Tanto é que existiam personagens como a Ana Lucia, o Ben, Faraday e mais um monte que ainda não foram "para a luz", porque ainda não tinham alcançado tal desejo terreno completando o ciclo da sua antiga vida para que estivesse livre para começar uma outra.

Eu sei que Lost é com base nos personagens e na evolução e rendeção deles e que a parte "sci-fi" era meio que um pano de fundo pra chamar atenção para eles, mas querendo ou não, a parte sci-fi se tornou tão importante quanto os personagens e achei que se não no series finale, mas pelo menos durante o restante da temporada ela devia ter sido mais abordada.

Mas confesso que gostei do final.

Caroline disse...

Caramba. Tipo, eu compreendo MUITO quem está insatisfeito. Realmente, pra quem esperava respostas de "o que é isso", "o que é aquilo", o que, aliás, eu não condeno, realmente foi chato ver tudo terminar sem a menor explicação e sem a menor cerimônia. Mas eu tentei manter a cabeça aberta pra essa series finale, porque, na minha opinião, Lost já estava há muito tempo tentando construir um diálogo forte entre lógica e espiritualidade. E no final foi exatamente o que eu li numa entrevista com o Jorge Garcia, se não me engano, onde ele dizia que no final perceberíamos que o seriado se trata muito mais dos personagens do que dos mistérios da ilha.

A "realidade alternativa" foi, sim, tipo um purgatório onde eles ficaram até que se dessem conta de quem realmente eram e do que haviam passado juntos; ao se encontrarem na igreja ,tiveram a oportunidade de, por exemplo, se arrepender e se desculpar, como Ben, e de perdoar, como Locke. O Jack teve a oportunidade de acertar as contas com o pai, enfim. Puderam realizar aquilo que, por um motivo ou outro, em vida não conseguiram, e eu achei isso fodão, porque eu queria ver a felicidade desses personagens com os quais a vida havia sido extremamente injusta.
Acho que é melhor não ficar verbalizando coisas do tipo "no final era tudo uma vida pós-morte" porque isso tira muito a seriedade do episódio. Foi um episódio sério As interpretações foram absurdamente boas, os diálogos bem conduzidos, etc.
Acho que o que irritou muita gente foi perceber que, acontecesse o que acontecesse, o final teria sido o mesmo, e isso pode fazer com que a história pareça despropositada, o que, pra mim, não é nem um pouco verdade, porque este fim, essa redenção espiritual pela qual todos eles passaram, não teria significado nenhum se eles não tivessem vivido as situações que viveram ao longo das outras temporadas. Respostas pra Dharma, o que é a ilha, quem é o monstro? Eu gostaria MUITO de saber tb, isso eu te garanto. Mas acho que não teria muita graça obter todas as respostas e não haveria lugar para discussões. E tb não me incomodo de assistir os extras dos DVDs. =]

Mas essa é a minha opinião, rá rá

bju

ivo disse...

Pra mim Essa temporada serviu para mostrar como seria a vida deles se o avião nao tivesse caido, como ela seria Rinfeliz tambem porque as ultimas temporadas mostraram como a vida deles era infeliz antes do avião cair na ilha eles não tinham nada a perder,tanto que jacob tambem falou isso, ele falou que escreveu o nome deles na parede porque nao tinham nada a perder, eles nao perderam nada caindo nessa ilha, Sinceramente pra mim foi um final digno da série.Esse episodio teve algums pontos ruims, mas em compensasão teve muitos boms. Você disse que a luta nao foi digna. Pra mim você está errado você queria matrix? Por favor né os 2 são velhos e ja lutaram lado a lado eles não tavam com tanta raiva um do outro sendo que o jack ia desisti aquela hora que ele botou a faca no pescoço dele.

Essa é a minha opinião de uma 2 melhores séries que ja vi que é Friends e Lost.

Lost tinha um elenco internacional fenomenal e um roteiro de tirar o folego concordo que nao foi a melhor temporada de todas pra mim a melhor continua sendo a primeira mas tudo bem.

Concluindo Amo lost e vou sentir saudade de uma série que mudou meu jeito de ver tv . :)

Marcelo JEEP disse...

So uma observação: o fake locke morre facil, pq a luz da caverna tinha sido desligada pelo Desmond, e isso fez com que ele perdesse seus "poderes", assim como o Richard começou envelhecer, já que encontrou um cabelo branco.

Fabio disse...

São pessoas indignadas como você que causam a felicidade dos diretores.

Nanamelon disse...

Gosto é particular e todo mundo tem direito de odiar ou amar qualquer coisa. E eu juro que entendo toda essa insatisfação, por mais que discorde dela.

Tenho toda uma linha de raciocínio a respeito das escolhas que os autores fizeram. Creio que por mais estranhas que elas possam parecer a princípio, e eu sei que pareceram mesmo, elas não destoam tanto do resto da série como muita gente diz.

Mas vou fazer como você e guardar munição pro Nerdstation ;)

Roberto disse...

Achei uma merda o final auhahuahuauh mas com certeza não vou condenar a serie toda por isso ^^ cagaram o final mas conseguiram fazer um trabalho satisfatorio para a maioria. A explicação final é estapafúrdia mas foi bem aquilo que eu havia pensado da serie: que estavam todos mortos.
No meio da serie as coisas foram mudando de rumo, o que era misterio e ficção cientifica virou algo quase intragavel, cercado de mitologia e superstições, juro que não entendi o porquê mas a serie em si é muito foda.
E não apareceu a Ana Lucia no ultimo episodio T_T

Roberto disse...

Tirando o mistério que cercava Lost o que ainda me prendia a serie eram os personagens pois são unicos e muito carismaticos. Vou sentir saudades do Hugo, Sawyer, Kate, Locke, Desmond, Sayid, Ben e de mais alguns que foram morrendo durante a série, como a Alex, Ana Lucia, Charlie... Já outros vou dar graças a Deus por não verem mais, como o Jack, Jim/Sun, Claire, Charles Wifmore entre outros.

Carlos Goettenauer disse...

Há uma diferença muito grande entre não considerar algo explicado e não gostar da explicação dada. Em Lost, não foi dada explicação sobre a verdadeira natureza da realidade alternativa. Você pode ter entendido que era um além vida, mas se quiser fazer uma explicação científica, também é possível.

Acho que os fãs insatisfeitos tem dois problema. O primeiro, achar que em Lost, tudo seria explicado ou mesmo, explicável. A série foi sobre mistérios o tempo todo. Nada foi explicado direito, em seis anos. Como haveria uma explicação no último episódio? Depois, essa mania da achar que TUDO tem que ser explicado. A vida é assim, cheia de mistérios e sem explicação.

J.J. disse...

Cara, vc eh louco! ¬¬

Hugo O disse...

Ricardo: vc não está só!
Se vc acompanha outros blogs, vai ver que tem muita gente que também esperava mais do fim (eu sempre posto no Dude).
E se engana quem pensa que é porque a pessoa não entendeu*, pela respostas não mastigadinhas, pela ênfase mística, ou qualquer outro argumento vazio.
Faltou sim um desenvolvimento melhor, tem vários furos de lógica e a narrativa foi bastante desligada das outras temporadas...
Achei que de certa forma, foi uma apelação emocional (sim, o fim foi emocionante em vários sentidos, incluindo ação em alguns momentos, mas isso não correspondeu a série como um todo).
Um abraço

*(a narrativa/ a lógica; os múltiplos aspectos: mistérios, ciência, mitologia, religião, aspectos humanos; proposta interativa: de criar teorias)

David Martins disse...

Fiquei desiludido com essa saída fácil e cliché ligada à obsessão norte-americana com a dita "espiritualidade", e saiu um final fraquinho, mas emocionante na despedida das personagens. Mas senti falta da abordagem sci-fi nesta ultima temporada. Mas podia ter sido pior

Eduardo Bacaninha disse...

Pra que Dharma?..Escotilha?..Viagens no tempo?..Mapa da da porta de segurança?Nada tinha a ver com nada...Na minha opinião a ultima temporada foi escrita e produzida por outras pessoas, não as mesmas de outras temporadas, tudo estava diferente, é só olhar mais atenta-mente...com certeza havia algo errado, mas não saberemos nunca, mas enfim, tudo foi se resumido em uma farofa mística muito sem graça e cheia de clichês.
Mas tem quem goste, fâs "Xiítas" de lost é que não faltam por ai, dizendo "ìncrível" "Que virada" que a série sempre foi sobre pessoas e tal, e que nós (pessoas sem fé...rs)não percebemos a mágica por trás das cabeças dos (levados ao nível de gênios, por não dizer santos) produtores.
O que há por trás das cabeças não sei, mas tenho ideía do que tem dentro, uma mente preguiçosa, que diante de uma boa idéia do J.J Abrahans, resolve dar um golpe televisivo dividido em seis atos!!!

Os produtores pensaram...vamos fazer assim:

Criamos um ilha e a tratamos como um personagem, inventamos uma monte de mistérios,sempre poderemos exagerar na quantidade (afinal não terão respostas) mistérios catados com certeza em uma cultura pop fervente de quadrinhos, filmes, livros.
e lançamos neste nosso "Roteirinho" de novela das oito (que poderia ser uma mini série resumida em uma temporada de 6 Episódios).
E a transformaremos em um sucesso de público e crítica, revolucionaremos o mundo das séries e ganharemos milhões com isso!

Gostaria de escrever algumas linhas sobre os mistérios...haaa..os famosos mistérios!
Que são um capitulo á parte (Ou vários capítulos, se preferir...rs) eles foram sem sombra de duvídas o real motivo do sucesso e repercussão que a série teve, pois atire a primeira pedra (ou vírus) quem não vasculhou a internet em busca de videos, easter-eggs teorias e etc?
Ou há quem duvide que se a série Lost fosse apresentada desde o começo com a mesma premissa com que ela terminou, a mesma teria 10% dos fâs e repercussão que teve?..Teria?..duvido muito!



Frustração e indignação!!!..só duas palavras para descrever o que houve neste final de série.

rodrigot disse...

Curioso q as mesmas pessoas que disseram que "Lost é uma série pra se questionar e se discutir pra sempre" são as que aceitaram tudo que lhes foi apresentado sem nunca questionar os erros, furos e respostas omitidas. :D

Cheguei no cast agora e não sei o nome das pessoas, mas felizmente existiu o contraponto. :)