Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

31 março 2009

O mundo antes e depois de Matrix


Há exatamente dez anos chegava aos cinemas americanos The Matrix, filme que relucionou o cinema mundial e marcou pra sempre o final dos anos 90 e toda uma geração. Mas o que há de tão fascinante em Matrix?

O roteiro, um pouco complicado num primeiro momento, mostra um mundo totalmente gerado por computador onde os humanos vivem uma eterna simulação de vida enquanto são mantidos num sono profundo por máquinas dotadas de inteligência que dominaram o planeta e que usam nossa energia corporal para se manterem. Suas 2 horas parecem muito mais longas devido a quantidade de detalhes e informações novas a cada cena. Uma quebra da visão do mundo como o vemos e para alguns, uma possibilidade nunca antes imaginada. O grande ás de Matrix é unir o Zen ao Cool.

O Zen por tratar de conceitos como um salvador, um escolhido que traz esperanças renovadas aos que sofrem e que pode acabar com uma guerra perdida que mudará o mundo para sempre. E ao mesmo tempo que faz essa analogia quebra totalmente o conceito quando mostra os humanos como simples pedaços de carne usados como "pilhas" por robôs. Óraculos e profecias revelando que a arte marcial ou a luta não é um ato de violência e sim uma ideologia.

E o Cool é o que mais faz a gente vibrar. As roupas de couro estilosas, óculos escuros, feições inexpressivas e munição pesada se unem em cenas espetaculares! Lutas de Kung-Fu minuciosamente coreografadas e combates tão alucinantes que é impossível não desejar ser um deles. Stop Motion usados de forma insana para criar momentos memoráveis como o tão louvado e imitado Bullet Time e o desvio de disparos de Neo.

Matrix é feito de pequenos detalhes. Diretores/roteiristas e elenco desconhecidos pra nos dar mais ainda a sensação de que aquelas pessoas já apareceram antes mas só agora que você está notando elas. Todo os tripulantes da Nabucodonossor feitos por gente nova. De rostos velhos só mesmo o do inexpressivo Keanu Reeves, elevado ao status de ídolo pop depois disso, e Hugo Weaving como o inesquecível e sádico Agente Smith.

E como nunca um é suficiente tivemos sequências. Matrix Reloaded veio trazendo tudo o que a gente curtiu no primeiro elevado a máxima potência. Mais ação, mais lutas, mais bullet time e claro, mais couro! O roteiro dessa vez mostrava tudo o que foi citado no primeiro num nível muito mais épico. Mais tensão, mais perigos e claro, muito mais efeitos! Tudo demais, mas nada realmente novo. Mesmo assim, muito bom.

Matrix Revolutions, terceira e última parte que tinha nas costas a obrigação de encerrar de forma espetacular a franquia foi um fiasco total. Roteiro confuso e rocambolesco com cenas inúteis e falas carregadas de clichês. Pra cobrir essa deficiência o filme é bombardeado de efeitos especiais, muitas vezes sem propósito e isso sem falar da constrangedora luta final entre Neo e Smith que obviamente foi retirada de Dragon Ball Z. Além do mais Matrix Revolutions termina e você fica com aquela sensação de "quê, é isso?! o filme já acabou?!".

Pra completar ainda é lançado uma série de curtas animados chamados de Animatrix, preenchendo algumas lacunas na linha temporal pré-filme e tornando ainda mais rico o universo do filme.

O cinema é divido em antes e depois de Matrix. Revolucionou a maneira de vermos filmes mesclando ação com ficção-científica com um mundo incrível que por mais terrível que seja nos fez questionar se é possível isso já existir. Além do mais quem não ficou com vontade de vestir um sobretudo, colocar uns óculos escuros e sair por ai que atire a primeira pedra!

4 comentários:

Capitão disse...

Faz 10anos de Matrix. MAtrix Reloaded e Revolutions vieram bem depois!

Froio disse...

BOA, garoto.

Matrix, o primeiro, foi um divisor de aguas mesmo. Foi um tremendo filme de acao com uma otima dose de filosofia e ideais interessantes.
Tudo bem, eh uma releitura de diversos classicos da filosofia, com uma baita dose de acao, mas ainda sim um filme inteligente e empolgante.

Bom review, mano. bom review!

Unknown disse...

kra...tinha mais um rosto conhecido no filme q tu passou batidasso...Laurence Fishburne jah era conhecido nessa época...mas fora isso achei bem legal o review, embora descorde de alguns pontos...

J.J. disse...

Nao vi ninguem falando ak sobre a continuação. Podem axar q eu to doido mas .... vai ter o Matriz Ressureição. OO .... eh verdade.!