Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

02 junho 2008

Lost - 4x13 - There´s No Place Like Home - Part 2


Contém spoilers sobre o final da quarta temporada


Não dá pra acreditar que o quarto ano de Lost já terminou. Culpa da ABC que decidiu colocar só 16 episódios de agora em diante. Culpa da maldita greve dos roteiristas; que diminuiu essa mesma quantidade de episódios pra 14 e ainda causou uma pausa no meio da temporada. E culpa da trama desta não ter sido menos que sensacional. Claro que o último episódio não seria diferente, recheado daquelas coisas que nós adoramos ver na série: enigmas, mistérios, momentos "oh meu deus!", momentos "cuméquié?!", cenas emocionantes, mortes e aquele super gancho no final que nos deixa sem sono por dias.


Logo no comecinho, a tocaia armada pelos Outros com Kate e Sayd acaba rapidinho com a galera do cargueiro. Mas eles não eram perigosíssimos e iam matar todo mundo? Na verdade o único malvadão ali mesmo era o Keamy que, graças a idiotice de Richard em atirar no colete, teve uma morte sinistra nas mãos de Benjamin "Chuck, o Brinquedo Assassino" Linus. Por falar nele, é quase impossível deduzir o quanto Ben sabe sobre a ilha e a DHARMA. Duvido muito que alguém da Iniciativa sabia que através da sala de antimatéria existia aquele lugar gelado com o leme. Aliás, foi muito emocionante o momento em que Ben "move" a ilha, num misto de dever em salvá-la e ao mesmo tempo sabendo que nunca mais poderá voltar lá.


Convenhamos que a parte da bomba no cargueiro foi meio chata (precisava mesmo daquela piadinha do "Bum"?), mas confesso que fiquei com o coração na mão quando tudo explodiu, apesar dos efeitos especiais precários. Michael com certeza morreu, porém tenho sérias dúvidas quanto ao óbto de Jin. Doeu ver o desespero da Sun.

Antes da horrorosa queda do helicóptero no mar, teve o espetacular desaparecimento da ilha. Não tenho nem o que falar: simplesmente fantástico. Mas com exceção do Frank, nenhum outro lostie se mostrou muito impressionado. Ninguém pra soltar um "whatahellisgoingonhere?!". E mesmo assim o cabeça-dura do Jack não acredita no feito do Locke..., porém logo depois ele teve que engolir um sapão quando apareceu o navio da Penny (Oh, foi tão lindo o encontro dela com o brotha Desmond!) . Como o careca disse: "você terá que mentir". Dito e feito.


Agora de volta para o futuro! O episódio já começou bacana com a continuação da cena de Jack e Kate vista no final da terceira temporada. Teve Hurley com o Walt, que acredita que o pai está vivo, e depois sendo "resgatado" por um sombrio Sayd (o xeque-mate em Mr. Eko me deu medinho). Depois, Sun tentando fazer negócios com Charles Widmore? Será que a coreana pretende mesmo ajudar o pai de Penny a encontrar a ilha? E por último Kate tendo uma visão com Claire proibindo ela de levar Aaron de volta pra ilha. Mistéééério...

E depois de (quase) tudo ser amarrado voltamos a ver um chapado Jack Shepard indo ao encontro do tão comentando e especulado caixão! Daí aparece o Ben com uma cara mais esquisita do que nunca pra dizer que vai ajudá-los a voltar pra ilha. O porquê é uma incógnita. Mas, que importância tem essas coisas quando a gente descobre que o homem do caixão, o tal Jeremy Bentham que se suicidou e deixou um filho adolescente é John Locke!!!! Oooohhhh!! Como assim?! Ele num ficou na ilha liderando os Outros?! O que aconteceu de tão ruim depois que os Oceanic Six deixaram o lugar?! Como Jack vai reunir todo mundo e porque TODOS eles tem que voltar pra lá juntos?! Perguntas que nós amargaremos até fevereiro de 2009, meu amigo...


* * *

Fica difícil comparar este "season finale" com o dos outros anos porque nesse nós já sabíamos onde muitas coisas iriam dar. O episódio foi na verdade uma grande peça sendo adicionada ao quebra-cabeça. E isso é bom porque muda e renova tudo o que a gente já viu até agora. A proposta dos flashforwards com os Oceanic Six fora da ilha foi demais e simplesmente firmou Lost no topo das séries mais cool de todos os tempos. Mas acredite: a quinta temporada será ainda melhor. Você duvida? Eu não.


Os finais alternativos

Se liga nos outros dois finais com dois defuntos diferentes no caixão!


Tá, o Desmond não tinha nada a ver mesmo, mas o Sawyer até que seria bacana, não?


Cena extendida da coletiva dos Oceanic Six


As novidades da cena extendida:

- Jack conta o que aconteceu com os outros três sobreviventes: "Um deles, que se chamava Boone Carlyle, sofreu várias fraturas e morreu dias após o acidente. Uma mulher, Libby, não conseguiu passar de uma semana. Charlie Pace morreu algumas semanas antes de sermos resgatados";

- Sayd responde sobre a situação do Iraque e se retornará ao seu país: "Não há nada para mim no Iraque";

- Questionado sobre o que vai fazer de agora em diante, Jack responde: "Não parei para pensar nisso. Meu pai morreu em Sydney, e estava o trazendo de volta para seu funeral quando o avião caiu. Mesmo sem o corpo, gostaria de colocá-lo para descansar".


Dúvidas pertinentes

- Charlotte nasceu na ilha e/ou era uma DHARMA?
- Porque o vídeo de orientação da estação Orquídea começou a retroceder do nada?
- O que aconteceu com a galera que ficou na ilha?
- Richard Alpert não envelhece ou viaja no tempo?
- O que aconteceu com a Claire?
- Como e porquê Christian Shepard faz aparições?
- O que é Jacob?
- O que é a ilha?


Pontos posivitos da temporada

- Hurley
- Daniel Faraday
- A seleção de elenco
- Sayd trabalhando pra Ben
- Kate é mãe do Aaron
- The Constant, um dos melhores episódios da série
- Ben e sua obssessão por Juliet
- O retorno de Michael
- Alex e Karl são mortos
- O encontro de Ben e Charles
- Christian Shepard
- Claire ganhando alguma importância na série
- O leme que move a ilha
- O reencontro dos Oceanic Six com seus familiares

... e os negativos

- A greve dos roteiristas
- Temporada com 14 episódios
- Charlotte, que só serviu pra transformar oxigênio em gás carbônico
- Miles, que também não teve muita utilidade (mas pelo menos foi mais legal que a Charlotte)
- Locke bundão
- Ji Yeon, o episódio mais chatoleta
- Juliet, que ficou muito sem graça
- A morte de Rousseau
- A cirurgia de Jack
- Os efeitos especiais do último episódio

2 comentários:

Unknown disse...

Na ultima cena eu esperava ver o Sawyer no caixao, nao sei pq.. e qnt a Charlotte, se eu tivesse no lugar da Juliet no dia q eles estavam naquela estaçao eu teria matado sem pena, mt chata pqp..


'looking forward to the next season o>

Elax disse...

Ah, nao achei Ji Yeon tao chato quanto The Other Woman... o único legal nesse episódio foi a apariçao da coitada da Harper.
Locke bundao huahauhauhauhauahuhau