Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

15 julho 2007

Harry Potter e a Ordem da Fênix

[CONTÉM SPOILER PRA QUEM NÃO LEU O LIVRO OU NÃO VIU O FILME]


"Podia ter sido melhor"

E chega mais um Harry Potter nos cinemas. Harry Potter e a Ordem da Fênix é a adaptação de mesmo nome do quinto livro da saga multimilionária escrito por J.K. Rowling.

Em "Ordem da Fênix" vemos um Harry frustado por não ter notícias do que acontece no mundo dos bruxos depois de ter visto a volta de Lord Voldemort, e Dumbledore que luta para convencer a todos de seu retorno. Além disso o ministro da magia nomeia Dolores Umbridge, uma megera irritante, como nova inquisitora de Hogwarts, disposta a inspecionar Dumbledore para o ministério.

Toda adaptação de livro para filme é uma tarefa ingrata para qualquer roteirista. Fãs mais fervorosos criticam qualquer mínima diferença que exista entre as duas obras, não levando em conta que livro e filme são coisas distintas e que um livro na maioria das vezes é mais abrangente. Muitas vezes algumas coisas são removidas ou alteradas da obra original já o que
funciona no livro não necessariamente funcionará em outro tipo de mídia.

Todos os filmes de Harry Potter, destacando este, possuem uma adaptação sofrível quase sempre aquém do esperado. Na verdade nunca uma adaptação irá agradar todos os fãs, mas o que acontece em "Ordem da Fênix" foi muito mais do que adaptar; a essência do livro foi quase completamente excluída! No livro, a trama principal gira em torno dos pesadelos que atormentam Harry e a aversão do mundo bruxo as declarações de que Você-Sabe-Quem havia retornado. No filme, a direção mediana, o roteiro fraco e a atuação deficiente de Daniel Radcliffe distorcem quase que completamente isso. Piadinhas sem necessidade, cenas bobas alongadas e outras importantes comprimidas, personagens sub-aproveitados e por aí vai. São pequenos defeitos que fazem com que o todo de OdF seja fraco e em muitos momentos frustante.

David Yates não faz um trabalho tão bom quanto Mike Newell ou Afonso Cuarón teriam feito. "Cálice de Fogo" e "Prisioneiro de Azkaban" são filmes mais emocionantes e contundentes do que este, infelizmente. OdF tinha tudo pra ser um grande filme pois o livro possui uma trama interessantíssima que acabou sendo bastante peneirada pelo roteirista Michael Goldenberg.

A luta dos jovens bruxos contra os Comensais da Morte na Sala das Profecias foi algo bem esquisito. Os servos de Voldemort, malvados até o último fio de cabelo pedem gentilmente a profecia para Harry e são nocauteados com incrível facilidade. O que vale mesmo é a parte em que a Ordem da Fênix enfrenta os Comensais. Isso sim ficou muito bom, com direito a luta conjunta de Harry e Sirius contra Lúcio (Porém, vale comentar aqui a fala de Sirius para Harry "Muito bom Thiago!" que não existe no livro. Ficou parecendo que o Sirius só liga pro Harry porque ele pode ser um novo Thiago, e não é assim porque ele realmente se importa com o garoto. Fico pensando se J.K. Rowling realmente aprova isso pois distorce completamente fatos e perfis dos personagens). A morte de Sirius pra mim foi o ponto alto do filme, com muito mais emoção que no livro; mas assim como quando eu li a obra eu acho que ele não morreu de verdade.

A batalha final entre Voldemort e Dumbledore foi legal e não fantástica como prometia o diretor em entrevistas. Poderia ter sido muito mais emocionante e intensa. Voldemort não sei porque parecia mais "manso" nesse filme. Sua aparência e aura aterrorizantes que estiveram presentes em "Cálice de Fogo" estavam apagadas neste.

Mas o que OdF tem bom são as atuações e a maior delas se chama Belatriz Lestrange. A insana Comensal da Morte foi incrívelmente bem caracterizada e interpretada por Helena Boham Carter, que com certeza merecia uma destaque maior. Outra que também ficou sensacional foi Imelda Staunton como Dolores Umbridge. A atriz foi tão boa que parece ter saído das páginas do livro e ido direto pra tela. E como não falar de Alan Rickman sempre perfeito como Severo Snape e Gary Oldman como Sirius Black. E dos jovens, Evanna Lynch como Luna Lovegood rouba a cena do trio principal.

Harry Potter e a Ordem da Fênix é um filme ambíguo. Para quem leu o livro, é divertido ver algumas partes na tela, mas no final acaba sendo um pouco frustante. Para quem não leu, é um filme rocambolesco e confuso, como todo Harry Potter infelizmente é. Podia ter sido melhor.



Herói "O filme em si é muito bem resolvido, não deixa o público confuso e dá gostinho de quero mais"
G1 “Um importante marco na história do personagem”
New York Times “Uma adaptação empolgante”
Washington Post “O roteirista e o diretor transformaram a narrativa de Rowling em algo mais direto, emocionante e cheio de nuances”
Los Angeles Times “Não transcende suas limitações”
Miami Herald “O mais incrivelmente mágico da franquia”
San Francisco Chronicle “Só serve como complemento do livro”
Time “Uma história poderosa e emocionante”
Rolling Stone “Vai te pegar e te manter ligado"

Veja imagens de Harry Potter e a Ordem da Fênix no 8P do Território Nerd.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu não li o livro pra saber o que foi cortado e o que foi mudado...
não sei nada sobre...
O filme acabou sendo meio confuso pra mim pq eu achei q a idéia central desse filme fosse que Harry e seus amigos estivessem treinando para lutar contra o Voldemort o q na verdadade não era...
Mas enfim as cenas que eu mais gostei foi a luta contra os Comensais da morte, do Dumbledore contra Voldemort e qdo ele entra no pensamento do Harry e ele fica todo esquisitinho.
Eu acho que é só isso msm...
pelo menos que eu lembre!!!

=*

Anônimo disse...

Po eu achei o filme foda!!!!!!
e eu li o livro eh isso msm foda!!!!
mesmo cum as mudanças e tal!!!

o blog tá maneiro, parabéns