Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

29 maio 2007

Piratas do Caribe 3 não é bom



E não é mesmo. A terceira aventura de Jack Sparrow e cia, assim como seus antecessores, deixa muito a desejar. Eu, já desiludido pelas outras experiências com a franquia fui ao cinema sem muito interesse. Numa longa sessão regada a muito Diamante Negro me indaguei inúmeras vezes o porque desse filme fazer tanto sucesso. Fiquei sem resposta.

Em Piratas do Caribe - No Fim do Mundo, os piratas se reúnem para enfrentar a marinha e Davy Jones num combate épico, digno de final de trilogia. O grande problema é ter que esperar até o combate. O roteiro lento e arrastado conta uma trama sem-graça e morna. Tão sem-graça que Johnny Depp se esforça ao máximo para brilhar (mas disso eu falo mais abaixo).



Sempre achei os roteiros de PdC ruins, e com esse último não foi exceção. Parece que os roteiristas sabem pra onde querem ir mas não sabem o que contar até chegar lá. As coisas que são mostradas na tela até a grande batalha são confusas e repetitivas. O roteiro oscila continuamente entre o pouco interesse e a monotonia total.

Só depois de exatas duas horas de filme é que PdC3 mostra o pouco valor que tem. A verdadeira guerra é bem bacana, com ótimos efeitos especiais e lutas de espadas bacaníssimas. São tantas coisas acontecendo, tantas pessoas brigando ao mesmo tempo que sua adrelina sobe, mesmo que você não esteja dando muito atenção pra cena.



Uma das coisas que eu sempre gostei em PdC são as caracterizações dos personagens, sempre estilosas. Chon Yun Fat ficou sinistro como o pirata oriental Sao Feng e Davy Jones merece um lugar no hall dos vilões mais bacanas do cinema. Johnny Depp, mesmo com o roteiro débil, encanta e diverte assim como aconteceu nos dois anteriores. O Will Turner de Orlando Bloom, e sua cara-de-mosca-morta, não convence e deixa muito a desejar; ao contrário de Elizabeth que deixou de ser a mocinha inocente e encarou a linha de frente das disputas.

Além da batalha, o final do filme tem um fechamento de trilogia de forma bem legal, sem ser piegas nem clichê. A história principal é concluída e um gancho é aberto para uma sequência, que já é certa de existir.

[INÍCIO DO SPOILER]

A morte de Sao Feng foi muito boba e desnecessária.

A participação de Keith Richards como pai do Jack foi péssima. O cara só aparece pra mostrar sua cara lascada e falar meia dúzia de palavras.

Como assim a Tia Dalma era a tal deusa Calypso (credo) toda poderosa e morre sem mais nem menos?

O casamento de Will e Elizabeth em meio ao combate foi sensacional. O ponto alto do filme sem dúvida. Fugiu do brega e caiu no original e divertido. Barbosa, que também se destacou em todo o filme, casando os dois foi divertidíssimo.

Jack Sparrow terminou o filme assim como começou o primeiro, sem nada. Ou melhor, dessa vez ele tem um bote e o mapa da fonte da juventude.

E Will Turner deixou de ser o super-sem-graça e virou capitão do Holandêz Voador. Só acho que seria legal se ele ganhasse uns tentáculos iguais ao Davy Jones.

[FIM DO SPOILER]



Resumindo: Piratas do Caribe 3 é muito filme pra pouca história. Horas te diverte, horas te entedia. Se não tiver paciência pra esperar duas horas até a batalha final, nem assista.

Outras críticas:

Herói+Gameworld: "No Fim do Mundo, consegue ter um texto ainda mais confuso que seu antecessor (e cheio de furos e incongruências) e menos ação, tentando explicar tudo em longas cenas de diálogos ruins"
Omelete: "Os produtores se perdem na maré de efeitos especiais e só não naufragam porque a franquia já tinha fincado seus pés em terra firme"
G1: “Confuso, arrastado e bobo”
O Globo: "É longo demais"
Folha de S. Paulo: "Mantém o ritmo rocambolesco do segundo"
Variety: “Diferentemente do último, ‘No fim do mundo’ pelo menos tem um destino, o que o faz um pouco mais coerente”
Village Voice: “Nada cativante, nem mesmo compreensível”

8 comentários:

Kiba Baka disse...

é msm?
seria legal vc não comentar de séries de filmes q vc não gosta!
todo mundo q eu conheço q gosta da serie, achou o filme muito bom

não li sua matéria toda, mas o filme tá ótimo

onde é q ele se arrasta?

Anônimo disse...

eu gostei + dos outros 2... o lance de calypso foi forçar a barra XD mas a tia dalma ñ morreu oO (q eu lembre.../o/)
enfim, continuo amando o jack sparrow em tds os filmes XD hauahahhaha apesar dele estar meio doidão nesse xP~ eu quero o 4° filme logo! ò.ó' xD

Anônimo disse...

Bem, não consigo entender onde o filme se arrasta e porque ele mereceu um texto todo dedicado à sua falta de qualidades. Mas logo no começo do mesmo, pude perceber "esperiência" e uma crítica realmente fraca. Seu texto é clichê e não tem bons argumentos.
Por esse motivo não acho que deva merecer atenção alguma :)

Anônimo disse...

Naun dá pra entender uma pessoa q diz q Piratas do Caribe naum é bom e q msm desiludido foi ao cinema assitir o filme!!!! Vai entender!!!!
E outra, vc disse tb q o roteiroé ruim, q os roteiristas parecem perdidos, e logo depois vc fala bem do filme. É vc msm criticando, em vários momentos acaba falando bem do filme, por exemplo: "...A verdadeira guerra é bem bacana, com ótimos efeitos especiais e lutas de espadas bacaníssimas. São tantas coisas acontecendo, tantas pessoas brigando ao mesmo tempo que sua adrelina sobe..." em outro momento vc diz q sempre gostou das caracterizações dos personagens citando ainda q Davy Jones merece um lugar no hall dos vilões mais bacanas do cinema ... falou bem do filme ou naum falaou????
Só concordo com vc em uma parte, quando vc disse q a participação de Keith Richards foi péssima!!!! Isso é verdade. Ele naum acrescentou nada. Era melhor nem ter participado...
Sem dúvida o casamento de Will e Elizabeth foi sensacional. Ai, elogiou mais uma vez!!!
Naum adianta tentar esconder, vc gostou do filme mas tá com vergonha de assumir.
Há, tem mais uma coisa: Antes de criticar, exculhambar o filme e seus atores, diretores, roteiristas ... vê se aprende a escrever o nome do JOHNNY DEPP direito, tá!!! O certo é JOHNNY DEPP e naum JHONNY DEPP.
Vlw!!!!

Anônimo disse...

queridinho sua materia que tava muito ruim pois adorei todos os tres filmes vc e a primeira pessoa que fala que o filme e ruim
adoraria que tivesse outro
um abraço

Anônimo disse...

Concordo que o filme não foi bom. A história perdeu a sua origem. Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra foi muito bom. A continuação deixou a desejar, mas teve um final excelente que me fez ir ao cinema para ver o 3º filme. Me desapontei, cansei, dormi uns 15 minutos (no cinema, acreditem !!). Foram inseridos tramas e algumas coisas na trama que não se sabem de onde tiraram, de onde vieram. Trilogias são um problema, geralmente pecam no ultimo filme (vide Matrix, Senhor dos anéis). Um quarto filme não terá, felizmente, já que a trama era para ser uma trilogia.

Anônimo disse...

Desculpe se estou sendo muito grosso, mas ñ posso deixar de dizer q vc ñ tem critica alguma e entaum deve ter escrito o q veio a cabeça, concordo com alguns q o filme 2 ñ foi Excelentissimo mas com certeza valeu o valor do ingresso, o problema e q a historia é meio dificil d entender mas veja o filme 2 duas vezes e, se voc for inteligente o que eu duvido, ira entender, e so pra completar o filme 3 concerteza tera mais bilheteria q o 2, pois esse filme foi ação e comédia e a historia ficou mto ligada aos outros filmes, entaum assista a trilogia um filme apos o outro e talvez vc consiga entender o 3 q foi um dos melhores q eu ja vi

Anônimo disse...

eu nao concordo, achei o filme massa e interresante vc e q nao sabe apreciar um filme.
onde ja se viu, um filme so com combate, pelo q eu entendi vc estava reclamando q tinha q espera 2 horas para ver a luta final e bla bla bla, essas duas horas q vc reclama e o filme em si.se fosse ter so luta nao dava pra entender nada....
por isso assiste os filmes direito pra pode julgar!!!!!!!!!!!!!