![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_v-_E_R0X9zAQ88X4oZjnPUudyR7bR8-FtTr2_hspaW7bTa3FBtF6NMpSZNt1Qeo4WPwhCACNv6r_c6HZIHuxDYy5Dyj2yN18mz5B0iZkpp8gH8sAj3TPAAe6qGvh5Dr_9drioNgc93LEfrpT1WQT2bTBo0=s0-d)
[com spoilers]
Desde a primeira cena da primeira temporada de Lost e todos os acontecimentos que vieram a seguir, fomos apresentados à uma história involvente, inteligente e criativa. Ao que parecia ser uma simples história de um acidente aéreo, se tornou uma grande aventura explorando e condensando assuntos diversos de forma ousada e instigadora. Personagens se mostravam repletos de nuances e camadas que nos proporcionavam um prazer especial em desvendar. E foi assim, ano após ano, temporada após temporada, inovando, se renovando e sempre nos surpreendendo que a série conquistou tal status.
Entretanto ao chegarmos no último capítulo dessa jornada nos deparamos com um notável e incontestável definhamento da mitologia e magia que cercava a série. Os personagens que acompanhamos por anos, que aprendemos a amar/odiar e que torcemos dão lugar a outros novos, recém chegados, que simplesmente querem dizer que são os donos dessa história. Desculpa, mas não são.
Nos primeiros minutos de Across the Sea imediatamente me veio à mente a falta de importância que essa temporada possui à série. Entendo que pode soar precipitado (mesmo faltando dois episódios pro series finale) apontar isso sem ter visto o final da história, mas desculpa, eu não consigo ver como tudo isso é relevante ao que vinhamos assistindo antes. Pode me chamar de burro, idiota e até de que "não sei" assistir Lost, mas pra mim, tudo isso ai que está sendo contado não me envolve.
Um grande flashback pra contar a origem do Jacob e do Homem de Preto? Beleza, mas eu não me importo com esses dois. Sério, eu não ligo pra história deles, não me interessa saber quem eles são. Pra mim, Jack, Sawyer, Kate, Locke, Sayd e cia. são muito mais importantes! E isso se reflete na minha apatia ao ver todo o episódio. Sabe quando eu realmente me empolguei? No momento do flashback da primeira temporada. Só.
Fora essa peça que não se encaixa muito bem no quebra-cabeças, sinto que os produtores ficaram preguiçosos. Nas primeiras temporadas, qualquer descoberta era um evento com cenas super bem conduzidas, envolventes e emocionantes. Eu desafio qualquer um a me mostrar alguma cena dessa temporada que esteja no mesmo nível. Um exemplo? Veja o momento em que o Homem de Preto é jogado na gruta e volta como o Monstro da Fumaça. A revelação da origem de um dos maiories mistérios da série é mostrado de forma porca e desleixada. Ok, você pode me dizer "mas nós já sabemos que ele é a Fumaça!" e eu te digo, sim já sabemos o que ele é, mas você sabia como ele "nasceu"? Não, né? Então pronto.
*
Damon Lindefof e Carlton Cuse, os senhores sempre disseram que os esqueletos na caverna seriam a prova de que vocês sabiam o que estavam fazendo e pra onde estavam indo. Na boa, não me convenceu. Definitivamente poderia ter sido qualquer coisa!
*
Pra que essa palhaçada em torno do nome do Homem de Preto? Quando for revelado (se for) nem vai mais ter graça.
*
Não me interesso por toda essa história do Jacob, não ligo pro Monstro da Fumaça e não to nem ai para o Charles Widmore; eu quero saber dos meus personagens, aqueles que me importo, aqueles que assim como nós sobreviveram até aqui...