Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

08 novembro 2010

Made in Japan #05 - Fullmetal Alchemist - Brotherhood

Por Pato

Olá, amados leitores do Território Nerd! Sei que fiquei mais de um mês sem postar mas ao invés de ficar aqui me lamentando e pedindo desculpas, vou começar a falar de mais uma obra vinda direto do Japão. Talvez o mangá shonen de mais sucesso no Brasil que NÃO É da Shonen Jump - na verdade ele foi editado na revista da produtora de jogos Square Enix, do mundialmente famoso Final Fantasy - estou falando de Fullmetal Alchemist, ou melhor, já que não li o mangá (XD), vou falar do segundo anime baseado no mangá, e o mais fiel dos dois: Fullmetal Alchemist - Brotherhood!

É curioso dizer que Brotherhood talvez seja até menos elogiado pelos fãs que leram o mangá do que a primeira série por um fato muito curioso: sua extrema fidelidade. Se o primeiro anime se separou totalmente do mangá depois de um certo ponto, Brotherhood tem uma fidelidade "quadro-a-quadro" que deixaria até Zack Snyder espantado. O que muitos fãs alegam é que tem coisas que não funcionam no anime como no mangá.

Brotherhood é uma das melhores animações que saiu recentemente, como os sensacionais filmes de Rebirth of Evangelion (que não são tão recentes, mas vi a pouco tempo sabe... XD). O anime e o mangá contam a história de Edward e Alphonse Elric, dois irmãos muito unidos que vivem num mundo muito parecido com o nosso no início do século 20, mas com uma espetacular diferença: lá se pratica alquimia, a arte de moldar e modificar materiais com magia, mas não sem um preço, como eles irão aprender.

Os irmãos Elric são, de certa forma, órfãos de pai (já que o mesmo os abandonou quando pequenos) e quando sua mãe morre a primeira coisa que eles pensam em fazer é ressucitá-la utilizando a alquimia, mas mesmo com extrema cautela e pesquisa tudo dá errado. Eles não trazem sua mãe de volta, Edward perde uma das pernas e Alphonse o corpo.

Anos depois, para tentar recuperar suas partes perdidas (substituídas por próteses mecânicas) e o corpo de seu irmão (cuja alma está presa numa armadura), Edward se torna um militar, um Alquimista Federal, e começa a combater criminosos e alquimistas que usam suas habilidades de forma criminosa. Até o dia em que esbarram em uma daquelas famosas "teorias da conpiração" que se mostra muito mais real do que aparentava e diretamente ligada a eles!

Mas não basta ter uma boa trama se você não tem bons personagens. os irmãos Elric tem uma história tocante de fraternidade e união, isso sem dizer que são extremamente engraçados quando a hora pede! O elenco de apoio não deixa por menos, desde a construtora de próteses (e amiga de infância dos Elric) Winry Rockbell até o grande vilão da história que não posso revelar quem é sem dar spoilers, passando por figuras como Roy Mustang (o Alquimista das Chamas) e seus aliados e o elenco de personagens únicos (e não menos sensacionais) do país de Xing.

A animação também é espetacular, embasbacando mais ainda quem descobre que foi o mesmo estúdio de animação da primeira série que fez a segunda, o Bones. Em poucos anos, a evolução técnica e artística foi grande. A série mistura bem animação tradicional 2D com CGs o que torna as sequências de ação espetaculares. A trilha sonora também é genial, desde a primeira abertura, Again (da Yui) até o último encerramento, Ray of Light (da Shouko Nakagawa), passando por temas memoráveis como Period (da dupla Chemistry) e Shunkan Sentimental (da banda Scandal), uma trilha que vai da mais calminha até a mais dançante das músicas. A trilha incidental também é genial!

O fato que mais me impressiona: Hiromu Arakawa é MULHER! Não quero ser ou parecer machista, mas é difícil encontrar uma mulher que consiga jogar lá em cima a popularidade de um mangá para garotos de sua autoria e manter o pique do começo ao fim, sem ficar repetitivo ou cansativo. Basta ler aquela bomba que se tornou Inu Yasha (isso se você tiver paciência de ler mais de 50 volumes de looping, sem a trama sair muito do lugar... -_-'), incomparável a outras obras de alta qualidade de Rumiko Takahashi...

Resumindo: sei que Fullmetal Alchemist - Brotherhood dificilmente vai chegar oficialmente no Brasil (principalmente depois que o Animax DEIXOU DE PASSAR ANIMES), mas vale a pena a caçada. E se puder comprar o mangá (que é publicado no Brasil e infelizmente já está chegando ao final) é melhor ainda!

Então é isso, até a próxima!

1 comentários:

Rodrigo disse...

O grande trunfo dele é que segue a risca o mangá, mas os fãs não se importaram por já terem assistido uma obra de Fullmetal e como também acompanharam o mangá, ele acabou passando despercebido e um pouco sem crédito.

Mas para quem não viu o outro anime e nem o mangá é mais do que recomendado o Brotherhood.
Alias, tendo o Brotherhood o outro anime não passa de uma esculhambação tremenda da obra que é o mangá =D