Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

14 setembro 2010

Made in Japan #04 - Futuro dos Otakus está ameaçado?


Por Pato

Essa é meio velha, mas é interessante de se comentar: OneManga fechou OFICIALMENTE!

Pra quem não conhece, o OneManga era um dos maiores e melhores sites de mangá online em inglês, com acervo descomunal e várias séries famosas, assim como séries completas. Mas, aí você pergunta: se era tão bom, então por que fechou?

Simples. As editoras e autores não estavam nada felizes com isso. Imagine só, um trabalho de uma vida, pelo qual o autor "deu o sangue", DE GRAÇA NA INTERNET... injusto, não?

Claro, mas devido a interesses editoriais, falhas na (ou falta de) negociação, simples ausência de público ou desinteresse renega 99% dos mangás já publicados ou em publicação no Japão a ficarem por lá mesmo. Com isso, os fãs só tem uma opção: outros fãs. Os fansubbers traduzem muitos mangás que só são publicados aqui DEPOIS dos fãs traduzirem. Um exemplo bem recente é o mega-sucesso Naruto, que veio pra cá graças ao sucesso que já tinha. E com tantos tradutores amadores, logo surgiram sites que compilavam esses trabalhos. Logo os autores e editoras começaram a ir contra, declarando guerra a essa "pirataria". Afinal, eles não estavam lucrando nada e estavam certos, já que não recebiam pela obra enquanto os fãs liam. Mas como pode ser pirataria se ninguém tiver adquirido os direitos no país onde o fansubber atua?

É certo sim coibir a tradução independente de uma obra já sendo publicada, mas as que não estão? Claro, o OneManga fechou por vontade das próprias pessoas que o mantinham, mas porque os autores e editoras fizeram pressão, mesmo eles já tendo tirado praticamente todas as obras que estivessem sendo publicadas no EUA, quando suas respectivas editoras pediram, assim como muitos fansubbers agem similarmente parando uma série que está sendo publicada (mesmo sem ninguém pedir)?

Os autores e editoras estão certos em querer receber o justo pelo trabalho, e os fãs estão certos em querer ler novidades e que outros leiam o que eles gostam tanto. Será que não poderia se chegar a um acordo onde todos lucrassem?

Bom, só o futuro pode dizer mesmo. Enquanto isso, resta a mim ler o que está nas bancas e buscar na internet o que não estiver lá.

3 comentários:

Anônimo disse...

mangastream

Anônimo disse...

Eu sou contra a pirataria.E a desculpa que dão é que cópia não é roubou.Bobagem pois ALGUEM tem que fazer o original pra começo de conversa.Afinal , alguem aqui trabalha de graça?

Pato disse...

Concordo e discordo. Ao mesmo tempo que quero ler o mangá que eu gosto em português e tê-lo em papel, editado e nas bancas, eu sei que tem mangás que eu gosto que NÃO VÃO ser lançados no Brasil (ou que tem pouquíssima chance de sê-lo). E tem mais, ler on-line não quer dizer que não compramos: eu acompanho Gantz on-line, e compro sempre que sai na banca.