Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

20 julho 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe


[sem spoilers]

Sinceramente eu não estava nem um pouco animado pra vir escrever isso aqui. Cheguei atrasado na sessão, sai pra ir no banheiro e perdi a conta de quantas vezes bati com a mão na testa depois de alguma das dezenas de cenas constrangedoras. Assim que os créditos começaram a subir eu só queria sair da sala do cinema.

Foi-se o tempo em que eu ficava reparando o que foi ou não cortado, o quanto era fiél. É uma adaptação e não transição, logo entendo que muita coisa que funciona no livro pode não funcionar na tela. Ler um livro é diferente de ver um filme. A minha indignação se dá a deturpação da essência que o livro tem, da mensagem que ele está transmitindo e pra mim Enigma do Príncipe faz isso com maestria.

O roteiro parece querer ignorar a trama original e dá muito mais atenção nas transformações provocadas pela idade dos personagens do que no tal enigma do título, que aparece em segundo plano. O foco fica muito mais em romances do que no ambiente hostil em que o mundo bruxo se encontra ou ainda na investigação do passado de Voldemort, algo importantíssimo para o último livro, ao qual Harry mergulha. Quando é mostrado alguma coisa do livro falando sobre o mistério da trama são sempre cenas rápidas, com diálogos pobres e que logo é recebe uma intervenção pra mostrar mais romances com um humor de gosto duvidoso.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe até que começa bem, acerta em alguns cortes do livro, mas peca por falta de explicação ao espectador "leigo". Furos, erros de continuidade e um final extremamente tosco e mal feito fazem deste um dos piores filmes da série. Meus elogios ficam só pra direção de arte e pro elenco adulto. Só.

Atenção:
no próximo final de semana um Nerdstation sobre Harry Potter no cinema, incluindo mais comentários sobre Enigma do Príncipe. Adicione o RSS do podcast e o do blog para ficar por dentro.

8 comentários:

bones disse...

bem, eu gostei do filme. Principalmente porque percebi que quem não conhece a fundo a estória terminou o filme com raiva do Snape.
Essa foi minha reação quando li o livro.
Claro que faltaram cenas explicando MUITA coisa mas para um filme de transição está lindo. Ver hogwards por essa perspectiva interior foi interessante, Gostaria de ter visto todo mundo se mobilizar no momento da invasão é claro que sim, mas entendo o porque de manter Harry e Snape na linha de frente, e a menção de Regulus, de passagem, foi genial.
Draco foi uma surpresa em sua atuação e a parte do "João gosta de maria que gosta de josé" rendeu as risadas na medida certa para atenuar o tema.
é, eu gostei mesmo.

Unknown disse...

Adorei o filme.
Não sabia muita coisa do livro antes de ver o filme, depois que vi o filme me interei mais da história do livro para tentar ver o que tanta gente não gosto do filme, contudo, não sei o que ouve...

A meus olhos o filme acertou no tom, deixando um clima tenso nas horas corretas, passando as horas mais levas com exatidão que eu vi no livro e sem contar a perfeição da "camera", as imagens escurecidas passaram muito bem uma impressão gótica que o livro tenta passar.

Muito agradecido fiquei em ter feito um final mais leve, sem tanta ação como o do livro, pois se coloca-se um final semelhante seriam muito tempo de efeitos desperdissados estragando a tensão passada.

Adorei o filme, foram as 2 horas e meia mais rápidas em uma seção de cinema que poderia ter.

Jackson Good disse...

Concordo com o texto. Apesar dos tradicionais cortes/mudanças/adaptações, o filme funciona bem até o final, simplesmente péssimo. As tantas cenas de romance comédia não me incomodaram, mas depois do fim, vi que elas ocuparam um tempo que poderia ser melhor empregado.

SPOILERS **************************

Cortarem a porradaria em Hogwarts e o Funeral foi imperdoável. Nada justifica. Em vez do emocionante enterro colocam todo mundo erguendo a varinha? Que tosqueira aquela cena. E o Harry ficou parado assistindo ao assassinato por que? Por que é um bostolão? No livro é muuuuuuuito melhor, com ele imobilizado pelo próprio Dumbledore e coberto pela capa. Horrível também o Snape mandar ele ficar quieto e o Harry OBDECER!!! No livro ele desconfia muito do Snape, jamais agiria assim. Como cortaram todo esse sentimento do filme, ficou essa cena boba e mal explicada. Mal explicado também ficou o Enigma do Príncipe? O Snape dize "Eu sou o Prícipe Mestiço" e fica por isso mesmo? AH, VÁ!

MAIS SPOILERS ********************

Mas o pior, o mais nojento de tudo, foi as horcruxes ficarem tão absurdamente mal explicadas. Não foi dito que são seis e não sete (uma é o próprio Voldemort), não foi dito sobre a cobra, não foi dito nada sobre o interesse do Riddle por objetos pertencentes aos fundadores de Hogwarts (porque cortaram todas essas cenas)... então, quando o Harry diz que elas podem ser qualquer objeto, o Dumby diz "aham"... WTF!!!!! Como o cara vai procurar por elas sem ter a menor idéia do que podem ser? Sem ter a mais vaga direção de por onde começar? Tenho até medo do chuncho que vão ter qua fazer pra consertar isso.

Infelizmente esse final sem eira nem beira resultou num filme FAIL.

Anônimo disse...

Cyborg - Caracas vc fez uma "uma avaliação para o OSCAR?"Mas mesmo assim eu achei legal vc ter críticado o filme,assisti os primeiros filmes,li os dois últimos livros e depois do q vc falou,estou até desanimado em assistir o filme,o melhor da história é enigma do príncipe agora se vim,com todos esse romances q vc falou,ai pode parar eu quero saber do enígma do príncipe e não ficar vendo romance q nem adolescente "Apaixonado",o site esta legal,comente o meu comentário no cast do filme.

Gabriela Suzuki disse...

ah eu concordo com você, me decepcionei ao ver o filme, porque é claro que esperei demais de uma adpatação. Acho que para os dois ultimos filmes fazerem algum sentido no final eles vão ter que ralar pra caramba porque em quesito de explicações do passado esse foi o mais fraco de todos na minha opinião. Mas apesar de tudo não tem como não gostar, afinal é Harry Potter :)

Anônimo disse...

não li o livro e não vi o enigma ainda, vcs estão me convencendo a não assistir.

Thiago M. disse...

Eu fiquei totalmente decepcionado, li o livro 4 vezes, talvez fosse pela minha ansiedade, mas como diz o texto, o filme começou bem, o desenvolvimento do livro nao focou o principal que era o enigma, e o final de bom so tem os efeitos especiais na caverna, o resto nao prestow pra nd, esperei mais dialogo entre Dumbledore e o Harry, e mais ação na invasão dos comenssais da morte na escola, i um erro fatal foi terem cortado a parte q ele esconde o livro na sala precisa, pois é ali que ele ver a tiara que eh a quinta horcrux, e reinventando a cena com o beijo dele com a gina, sinceramente nao estou esperando mt por a proxima edição, prefiro ler o livro novamente do que assistir esse filme..

Anônimo disse...

Assisti o filme sem ler o livro, e gostei bastante. Mas depois de ler e reler o livro é inevitavel ficar realmente arrasada com os cortes terriveis que fizeram, e com as cenas estranhas que colocaram... Mas mesmo com todos os defeitos, gostei bastante para o filme, que pela primeira vez deram um destaque maior para o personagem do ator Rupert Grint ( que arrasa como Rony Weasley), e enfim depois de diversas cenas em outros filmes dando a entender que rolava algum clima entre Hermione e Harry... Ficou claro e obvio que jamais chegou a existir o casal Harry e Hermione, e que sempre foi e sempre será Hermione e Rony...

Só de ver a ótima interpretação de Rupert, e suas cenas de comédia feitas com maestria, já valeu a pena ir ao cinema... E depois comprar o filme... ^^