Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

07 março 2009

Lost - 5x08 - LaFleur


Provavelmente já devo ter falado isso aqui mas depois de LaFleur é válido repetir. Lost é cheia de mistérios, com uma trama que mistura misticismo e ficção científica que testa nosso raciocínio com uma história inteligente e bem conduzida. Mas independente de Monstro-da-Fumaça, Iniciativa Dharma, Outros ou Hostis, o mais fascinante na série são seus personagens.

O que no começo nos mostrava tipos bem estereotipados sem um pingo de originalidade foi se transformando em sobreviventes cheios de histórias, dúvidas, medos e sonhos. Eles ganharam forma e fez com que a gente se identificasse com cada uma deles, amasse ou odiasse.

Uma das figuras que mais se transformou desde que nossa série começou foi Sawyer. Um golpista sem vergonha que fazia de tudo para salvar o seu próprio rabo, que logo nos primeiros dias do acidente procurou em meio aos destroços tudo que pudesse ter algum valor, para que ele se garantisse ali e até que chegou a não se importar com uma garota asmática que precisava de seu remédio. Um cara que surpreendeu e traiu a todos para conseguir todas as armas disponíveis e assim, novamente, garantir seu espaço e dessa vez, manter uma autoridade.

É difícil assimilar esse antigo Sawyer com o novo, não é? Todos os seus fantasmas do passado foram exorcidados no dia em que as correntes do Black Rock enforcaram Anthony Cooper, o homem que acabou com a vida de sua família. Hoje ele não é mais "o Sawyer". Hoje ele voltou a ser James Ford, um sujeito que assumiu o papel de líder quando o primeiro decidiu seguir um outro caminho. Sem imposição, pois isso não funciona com ele; mas sim pela sua própria vontade, por que ele quer, porque ele verdadeiramente se importa com aquelas pessoas. Um líder nato, bem diferente do outro.

Um tigre nunca muda suas listras? Desculpe Sawyer, mas você errou feio dessa vez...

*

Se não fosse pelo Sawyer esse episódio teria sido bem chatola. Na verdade, aquele comecinho foi, com o lance do Horace e da Amy (a Michele de 24 Horas! =D) e mais loops temporais. Na boa, não entendi qual foi a necessidade de ficar mesclando o tempo. Ok, Lost sempre fez isso só que agora já tá ficando chato e quando REALMENTE houver necessidade a gente não vai nem ligar.

Eu adorei Sawyer e Juliet juntos três anos depois. Combinou pra caramba e a cena foi muito lindinha. Agora se a Kate chegar e querer melar o lance dos dois eu vou ficar puto, porque essa ai num sabe o que quer da vida...

Ainda com o Sawyer, ele falou aquilo que todos nós já falamos há muito tempo: "... aquele cara maquiado ali". Boua!

E o reencontro com o pessoal foi bonito. Sério, uma lágrima surgiu no canto do olho.

Ainda teve a estátua de quatro dedos que parece o Rei Anubis. Gostei! Pensei que nunca mais veríamos esse enigma e que no final viesse uma explicação bem mais ou menos. Na verdade essa chance ainda é possível, mas ver que os roteiristas não esqueceram já e bem reconfortante.

*

Ai, tem tanta coisa acontecendo que tá cada vez mais complicado comentar...

4 comentários:

Unknown disse...

Esse foi O episódio da 5a temporada!
Foda demais!

Unknown disse...

Cara, esse sem dúvida foi o melhor episódio da temporada. É o que você disse. A mudança do Sawyer foi fantástica, ele como líder é perfeito e ele com a Juliet mais ainda. Não esperava, mas realmente foi animal.

O reencontro eu quase infartei. Quando eu vi a Kombi, logo exclamei pra minha mulher: São eles! Olha o reencontro e claro que uma lágrima também surgiu.

Realmente lindo, Lost está cada vez mais perfeito.

Belo post Rente!

J.J. disse...

é incrivel como Lost nos surpreende a cada episódio.

Se fosse uma outra serie comum, a audiencia ja tinha abaixado e as historas acabadas ...

Realmente se mostra a melhor serie da atualidade

Leco Leite disse...

E aí, Ricardo. Tudo bem!?

Cara, também adorei o episódio. Acho muito legal quando as coisas fluem naturalmente. E voltar a ter os personagens em um plano principal foi muito bom!!!

Ainda mais Sawyer... Junto com Sayid e Desmond, são os personagens que acho muito interessantes... E Ben é claro!

A coisa realmente fica cada vez melhor e mais complicado de comentar...

Abraço!