Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

31 dezembro 2008

Retrospectiva: o melhor de 2008


O ano chega ao fim e com ele toda uma gama de experiências maravilhosas no mundo nerd, né? E como já é de lei em todo final de ano sempre rola uma retrospectiva bacana pra lembrar de tudo de bom que aconteceu. Ano passado não deu mas esse ano trago aqui as três melhores coisas de cada categoria aqui do blog. Se liga!

Mas antes de começar a retrospectiva em si gostaria de falar um pouco sobre a própria evolução do Território Nerd em 2008.

Território Nerd
As mudanças no blog são incríveis. O Território Nerd ganhou um layout super bacana esse ano, com um topo que muda de tempos em tempos, um menu e tags pra facilitar o acesso ao conteúdo do blog, além de um seleção de cores mais amigável.

E não foi só o layout, o Território Nerd trouxe críticas mais encorpadas e notícias de uma maneira mais informal e direta com seu público. O desafio agora é conseguir trazer um conteúdo mais diversificado que englobe bastantes temas do mundo nerd.

E claro que 2009 promete muitas novidades e mudanças ainda mais legais para o Território Nerd. Espero vocês aqui.


Cinema
2008 foi um ano bem movimentado pra indústria cinematográfica. Além dos três filmes listados aqui tivemos o ótimo Cloverfield, a excelente adaptação do clássico anime Speed Racer, a versão em carne, osso e muito metal do Homem de Ferro, e também o retorno triunfal de Indiana Jones. O gigante Hulk retornou na pele de Edward Norton buscando redenção pelo fiasco passado (e quase fracassou também), Hellboy, Libe e Abe Sapien voltaram chutando as bundas douradas do Exército do Príncipe Nuala, James Bond veio sedento de vingaça em Quantum of Solace e Max Payne deu as caras numa adaptação fraquíssima.

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Batman - The Dark KnightVamos combinar que Batman 2 não seria metade do que foi senão fosse por Heath Ledger. Além de ter conseguido transmitir toda a insanidade do Coringa e criar um dos maiores vilões do cinema, a morte do ator chamou a atenção até de pessoas que nem se interessavam pela nova saga do morcegoman. O filme é bom, a nova fase do herói é incrível, mas o hype foi um pouco demais. Leia mais.

Sweeney Todd
Sweeney ToddQuando você lê o nome Johnny Depp e Tim Burton juntos pode ter certeza que ai vem coisa boa. E Sweeney Todd, adaptação do musical dos anos 70 de Steve Soundheim é mais uma prova disso. Um filme feito com paixão onde é perceptível a paixão dos dois pelo trabalho. O casamento é perfeito. Depp pode não ser o melhor cantor do mundo, mas todo o clima melancólico da Londres de Burton compensa. Com uma trilha sonora belíssima o filme é perfeito para os fãs do gênero. Leia mais.

Wall-E
Wall-EEnquanto as concorrentes só sabem lançar filmes, digamos "mais convencionais", a Pixar vai lá e sempre dá um passo além, inova em algum aspecto e enchem os nosso olhos com filmes brilhantes. Depois do também maravilhoso Ratatouille, Wall-E nos mostrou que uma história pode sim trazer uma moral sem ser piegas ou enfadonho. Cativante, sublime, perfeito, a história do robôzinho que fica 700 anos sozinho limpando a Terra é de uma sensibilidade ímpar. Sem dúvida uma obra-prima do cinema. É por isso que quando eu crescer eu quero trabalhar na Pixar.


Séries
O mundo das séries sofreu bastante em 2008 por causa da greve dos roteiristas. Temporadas encurtadas, pilotos engavetados e cancelamentos. A mais prejudicada com isso foi 24 Horas que teve sua sétima temporada adiada pro ano que vem. Nesse caso eu até acho que há males que vem pra bem pois esse hiato deixou os fãs muito mais ansiosos para as novas aventuras de Jack Bauer.

House - final da quarta temporada
House MD.Depois de quatro temporadas com a mesma fórmula a série dá uma mega porrada na nossa cara com um final inesperado. Depois de indiretamente causar a morte de Amber, House a encontra "no além" e pela primeira vez mostra seus sentimentos desejando morrer para não sentir mais dor e não perder a amizade de Wilson. De partir o coração.

The Big Bang Theory - primeira temporada
The Big Bang TheoryDescobri a série numa reprise na madrugada do Warner e de cara me apaixonei. Quatro amigos nerds envolvidos em confusões nerds e vizinhos de uma loirinha sagaz! Não tinha como dar errado. A série acerta ao trazer quatro protagonistas muito carismáticos e sacadas do mundo nerd tão incríveis que nem você e seus amigos pensariam! Humor leve e garantido até pra quem não é nerd.

Lost - The Constant
LostO melhor episódio da quarta temporada e um dos melhores de toda a história da série. The Constant mostrou o brotha Desmond viajando entre dois períodos distintos de sua vida com um capricho e qualidade técnica incríveis. Com um roteiro impecável de Damon Lindelof e Carlton Cuse e direção de Jack Bender o episodio elevou Lost a um patamar mais elevado das séries. Leia mais.


Mangá
O mercado brasileiro de mangás foi fraco este ano. JBC e Panini lançando títulos pouco conhecidos e a Conrad beirando a falência deixaram as bancas pouco aquecidas com títulos realmente empolgantes. De destaque mesmo fica o encerramento de Karekano e o segundo cancelamento de Peach Girl.

Homunculus
Homunculus mangáLançado pela Panini, Homunculus mostra um desempregado que se submete a uma experiência psicólógica para ganhar dinheiro e que passa a enxergar o interior das pessoas. Bizarro e chocante, o mangá é cheio de coisas que a princípio parecem não ter noção alguma mas que depois fazem todo o sentido.

Nana
Nana mangáO aclamado mangá de Ai Yasawa conta de forma tocante a história de duas mulheres que tem o mesmo nome mas possuem estilos completamente diferentes. Com uma narrativa leve, Nana mistura romance com elementos do cotidiano e leva ao leitor uma história facilmente indentificável.

Death Note
Death NoteUma história brilhante não necessariamente tem um final brilhante, mas esse não foi o caso de Death Note. A série policial conseguiu se manter empolgante por 12 edições e chegou ao seu fim com um desfecho emocionante. Infelizmente o anime, que acertou em toda a série, errou a mão feio ao criar um final diferente. Se fosse feito por alguém competente Death Note poderia ser uma série de tb sensacional. Leia mais.


Games
O ano foi um recheado de bons jogos, independente do console ou plataforma que você prefira. Além dos citados aqui embaixo, merecem ser citados: Super Smash Bros. Brawl do Wii, Persona 4 para PlayStation 2, Fable II para Xbox360 e também Gears of War, também do Xbox 360.

Little Big Planet
Little Big PlanetUma das grandes apostas da Sony esse ano, Little ig Planet foi um incógnita para os gamers durante muito tempo. A empresa prometia um jogo envolvente e inovador, o que era difícil de imaginar olhando para os fofos protagosnitas. LBP não só atendeu as espectativas como foi muito mais do que esperado. O jogo é um misto de plataforma tradicional com criação de conteúdo. Um game com tanta liberdade, onde o usuário e a comunidade são os arquitetos.

Grand Theft Auto IV
GTAIVUm dos jogos mais aguardados no início desse ano. Lançado em maio ele de cara foi um dos mais vendidos e é sem dúvidas um jogaço! Com um protagonista bastante carismático, uma história viciante e uma engine gráfica e física de última geração o jogo vai te fazer dar muitos replays.

Metal Gear Solid 4
Metal Gear Solid 4O quarto capítulo da série, Guns of the Patriots, fecha o ciclo de histórias do protagonista Solid Snake com uma história envolvente, empolgante e ao mesmo tempo tensa. A trama consegue amarrar todas as pontas soltas e contar o fim digno do protagonista. Visualmente é um dos jogos mais belos já feitos e impecável em todos os quesitos.

Colaboração de Fernando, o Capitão.

* * *

Então é isso amiguinhos. 2008 já foi e 2009 já tá ai trazendo um monte de coisas legais pra gente. Um beijo na alma de todos e feliz ano novo. ;)

2 comentários:

Emmanuelle Maia disse...

Concordo com a retrospectiva,principalmente quando falou do episódio Constant,e sobre TBBT,acho que Big Bang foi minha maior descoberta em série deste ano,totalmente viciante...parabéns pelo blog...

Anônimo disse...

Show de bola a retro! Tá de parabéns! Mas discordo quando aos filmes, mas também pudera, tu é fãzoca do Johnny Depp, hahahaha!

Mas ficou ótimo, adorei!