Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

20 julho 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas


"Um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos"

Lembro que há três anos atrás no final do sonolento Batman Begins uma coisa fez com que eu me animasse com a sequência iminente: a carta coringa entregue por Jim Gordon ao morcegão. Um burburinho enorme foi feito em torno da produção e do intérprete do vilão e a morte repentina de Heath Ledger só ajudou pra que o alvoroço atingisse um nível colossal. Mas ai é que fica a pergunta: o filme é bom ou não?

No geral sim, e muito. O filme novamente mostra um herói sombrio, com dúvidas e defeitos, mas acima de tudo humano. Um herói que não sabe se suas ações são certas e nem se ele realmente pode levar justiça a Gotham City. De uma lado tem Harvey Dent, um promotor linha dura que enxerga o mundo e a criminalidade de forma maniqueísta, onde só há dois lados: o bem e o mal; e do outro Coringa, um homicida insano que só quer ver o circo pegar fogo. E é nessa guerra de idéias que o filme mergulha. Um mundo imundo onde é quase impossível saber o que é certo/errado e bem/mal.

Uma das coisas que essa nova fase de Batman tem de melhor é o elenco. Começando com Christian Bale dando a força e nuances necessárias para um Batman mais humano e crível. Os brilhantes e sempre sensacionais Michael Caine, Gary Oldman e Morgan Freeman impecáveis. Aaron Eckhart também manda muito bem como Duas Caras; por falar nele, a maquiagem/computação gráfica usadas pra criar a face deformada foram impressionantes. Dá um misto de medo/nojo olhar pro cara!

E não tem como falar no elenco do filme sem citar Heath Ledger. Confesso que não levava muita fé quando soube que ele tinha ficado com o papel, mas assim que surgiu a primeira imagem dele como o Coringão eu mudei de idéia. A caracterização incrível unida com um show de interpretação me fez achar o Coringa do Nicholson um grande fanfarrão. O Coringa de Ledger dá medo, é macabro, insano, pervertido! Não consegui entender algumas pessoas na sessão morrendo de rir com cada fala dele! Palavras são poucas pra descrever Ledger. O cara nasceu pra esse papel!

Com cenas modestas de ação, dispensando estravagâncias, Batman - O Cavaleiro das Trevas conta com maestria a história de um herói que as vezes precisa ser vilão, mas que faz o que acha certo seguindo sua própria justiça. Um cavaleiro envolto em trevas. Só não recebe um 10 porque os cortes muito "bruscos" com pretexo pra dar ritmo ao filme me irritaram bastante (ah, e um ou dois clichês também). Mas, no geral Batman é um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Saí do cinema louco pra ver de novo, e aposto que você também vai querer. ;-)

Território Nerd RECOMENDA!

2 comentários:

Petterson Lima disse...

Todo mundo tá dizendo que o Heath tá incrivel nesse papel e tudo mais..mais huuum ainda não vi o filme, ele deve estar incrivel mesmo, é um otimo ator.
Mais todo esse oba-oba em cima do filme se deve também a morte dele, não vamos negar né.
Pretendo ver em breve, abraços

Gabriela Spinola disse...

Pobre Heath Ledger. Foi dar uma de dr. Jack Shephard e sua Oxicodona, né, e deu no que deu...

Mas o Coringa de Nicholson ficou realmente parecendo ridículo diante de Ledger. A vozinha anasalada, as piadas cínicas, a repetição tosca da história das cicatrizes...

Mas cá entre nós, esse "estouro" do filme deve-se à morte de Ledger, claro!

Mas o melhor do filme é perceber que Chris Bale fez jus ao Batman criado por Bob Kane. Afinal, ao contrário do Batman de George Clooney ou do Batman de Michael Keaton, o Batman de Bale (e dos quadrinhos) não é bonzinho, não é galã. Não é um herói, tampouco é o vilão. É tipo o Justiceiro de Dolph Lundgren: faz as coisas porque precisa, afinal todo mocinho precisa de um vilão...!